Cerca de 1.100 estudantes de graduação da Universidade Federal Fluminense serão beneficiados com o Auxílio Único para Estudantes Ingressantes Cotistas de Renda Sisu 1.2022, mais uma ação de assistência estudantil da UFF.
Como o próprio nome diz, a iniciativa busca atender especificamente os discentes que ingressaram na instituição no primeiro semestre deste ano, por meio do sistema de cotas nas categorias L1, L2, L9 e L10. A proposta é viabilizar auxílio financeiro em parcela única, no valor de R$500,00, aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica regularmente matriculados nos cursos de graduação na modalidade presencial.
Para o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis Leonardo Vargas, a UFF é referência no desenvolvimento de ações de apoio ao corpo discente, sempre em consonância com as necessidades e demandas estudantis. “A conquista do Auxílio Único vem para somar e se junta a outros muitos subsídios e iniciativas disponibilizados aos nossos alunos e alunas. O nosso objetivo, mais do que nunca, é possibilitar a permanência do estudante no ensino superior e contribuir para a redução das taxas de evasão e retenção na universidade. Muito além da promoção de auxílios como esse, nosso papel é também o de ouvir as entidades estudantis, como o DCE, para a construção de propostas fidedignas à nossa realidade institucional” finaliza o Pró-Reitor.
Com entusiasmo, o Coordenador-Geral do Diretório Acadêmico de Estudantes da UFF (DCE), Marcos Teixeira, também comemora a conquista: “A bolsa para ingressantes cotistas é uma luta histórica do Movimento Estudantil e bandeira do DCE UFF. Nós acreditamos que o ingresso dos estudantes cotistas precisa ser amparado com bolsas e auxílios para garantir a sua permanência e desenvolvimento acadêmico. Esse é mais um passo para a democratização do ensino superior e fruto do diálogo e da ação da gestão da nossa universidade. Com olhar aos desafios estudantis em tempo de fome e desemprego, a UFF reajusta bolsas e amplia a oferta para estudantes”, enfatiza Teixeira.
O Auxílio Único para Estudantes Ingressantes Cotistas de Renda Sisu 1.2022 será automático e pago no mês de maio mediante o preenchimento das informações pessoais e dos dados bancários através do google forms enviado aos estudantes dentro do perfil, através da Divisão de Programa Sociais/CAS/PROAES.
Reitera-se que o referido auxílio não substitui a Bolsa Acolhimento Estudantes Ingressantes, em processo de análise socioeconômica, e que, no caso de estudante que já receba benefício da PROAES devido a matrícula anterior, este não poderá acumular o Auxílio Único com nenhuma bolsa ou auxílio da PROAES, exceto Auxílio Alimentação para Estudantes dos Campi em Expansão e apoios de Inclusão Digital.
Para mais informações, leia a Instrução Normativa em anexo