A Universidade Federal Fluminense (UFF) protagonizou na última segunda-feira, 01 de abril, um importante avanço na integração entre o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e suas unidades acadêmicas. Esta reunião estratégica, promovida pela Gestão da UFF, simboliza um esforço conjunto para integrar ainda mais o Hospital ao ambiente acadêmico, fortalecendo a formação de profissionais de saúde, a pesquisa e o atendimento ao paciente dentro de um contexto universitário.
A reunião marca o segundo ano da gestão atual do HUAP, liderada pela primeira mulher a ocupar o cargo de superintendente, a professora Veronica Alcoforado. O primeiro ano da superintendente registrou importantes avanços, incluindo o fortalecimento do diálogo interno, a resolução de questões emergenciais e a expansão do número de leitos, que passaram de 128 para 193.
De acordo o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, este encontro reflete o compromisso da Universidade com a excelência acadêmica e a inovação no cuidado à saúde no atendimento ao usuário do SUS. “A integração entre nossas unidades acadêmicas e o hospital não apenas fortalece nossa base de formação de profissionais de saúde, mas também abre novas oportunidades para a pesquisa e a prática clínica. Estamos construindo um modelo de saúde universitária que sirva de exemplo, onde o conhecimento gerado dentro de nossas salas de aula e laboratórios encontra aplicação direta no atendimento à sociedade. Agradeço a todos os participantes por sua dedicação e visão”, ressalta o reitor.
Este primeiro encontro contou com a participação de diversas lideranças acadêmicas e administrativas mais diretamente ligadas ao Hospital, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa. Entre os presentes estavam diretores e diretoras das Faculdades de Odontologia, Farmácia, Medicina, Nutrição, Serviço Social, da Escola de Enfermagem, dos Institutos de Psicologia e Saúde Coletiva, e o Coordenador da Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares, Evandro Tinoco. A equipe de gestão do HUAP foi representada pela Superintendente Veronica Alcoforado, o Gerente de Ensino e Pesquisa Beni Olej, a Gerente de Atenção à Saúde Michele Lopes Nascimento, o Gerente Administrativo José Wilson.
A reitoria da UFF, representada pelo Reitor Antonio Claudio da Nóbrega e pelo Vice-Reitor Fabio Barboza Passos, também reforçou a necessidade de enfrentar desafios concretos, como a integração dos docentes e técnicos do hospital no atendimento aos pacientes, o fortalecimento do desenvolvimento acadêmico dos profissionais do HUAP, e a incorporação da produção de conhecimento e de novas tecnologias no cotidiano hospitalar.
Finalizando, Veronica Alcoforado, superintendente do HUAP, enfatizou: “Indiscutivelmente, a aproximação com as unidades acadêmicas, firmando nosso compromisso de uma agenda regular para aprofundar as necessidades de ensino e pesquisa no HUAP, é fundamental. O hospital precisará de um planejamento que assegure, fundamentalmente, as atividades de ensino e pesquisa, e só conseguiremos empreender essa tarefa se a realizarmos em conjunto com os cursos da universidade”.