A Universidade Federal Fluminense (UFF) está finalizando os procedimentos para efetivar a nomeação de professores e técnico-administrativos aprovados em concursos públicos vigentes. A nomeação se refere à reposição de vagas abertas pela vacância de quadros da Universidade e deverá acontecer a partir do mês de setembro, de acordo com os prazos legais para posse e exercício.
Além disso, serão contratados novos professores substitutos para atender vagas decorrentes de vacâncias e continuarão sendo renovados os contratos em tramitação na Coordenação de Pessoal Docente (CPD), a fim de recompor a força de trabalho para atender ao novo calendário acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx).
A reposição dos cargos desocupados é fruto da reivindicação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A nomeação foi possibilitada a partir da revisão do parecer da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional que impedia a contratação de profissionais nas universidades.
– “O parecer que vigorava até então teria um efeito prático de estrangular a força de trabalho das universidades federais até o fim de 2021, restringindo os concursos públicos e a contratação para reposição de vagas. Essa revisão é uma vitória significativa que, por enquanto, retoma a regularidade do regime vigente por força dos Decretos nº 7485/2011 e nº 7232/2010, que trata dos Bancos de Professor Equivalente e do Quadro de Referência de Servidores Técnico-administrativos em Educação, respectivamente”, afirmou o Reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
As Coordenações de Pessoal Docente (CPD) e de Pessoal Técnico-Administrativo (CPTA) estão autorizadas a dar continuidade aos trâmites para nomear os candidatos aprovados nos concursos referidos, atentando para as limitações impostas pela pandemia.