Nesta segunda-feira, 04 de abril, foi realizada a cerimônia de inauguração da nova Clínica de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF). Em novo endereço, a sede tem capacidade de realizar cerca de 480 atendimentos e 130 exames mensais na população de Nova Friburgo.
A mudança só se tornou possível em virtude da integração entre entre as atividades de ensino, extensão e pesquisa dentro do departamento e entre os demais cursos sediados no ISNF. O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, esteve presente no evento e destacou a importância do novo Centro de Excelência em estudos científicos e práticas profissionais.
“O novo espaço da clínica de Fonoaudiologia da UFF em Nova Friburgo é motivo de comemoração entre os acadêmicos e a população, uma vez que a nova sede eleva as condições de ensino, pesquisa e a assistência à saúde prestada ao município. Teremos um ambiente mais apropriado, podendo então ampliar o número de atendimentos não apenas para Nova Friburgo como também para toda a região. É importante também ter os alunos interagindo com a comunidade interna ao campus, além de reduzirmos os custos com aluguéis”, ressalta o reitor.
Além do recurso interno da UFF, a coordenação e o Diretório Acadêmico do curso de Fonoaudiologia conseguiram a verba de 500 mil reais através de emenda parlamentar destinada pelo Deputado Federal Glauber Braga para a construção da nova clínica. A obra foi dividida em 2 etapas, a primeira no preparo do terreno e instalação dos módulos construtivos, com custo aproximado de 112 mil reais. Já a segunda etapa, de montagem dos módulos construtivos, foi orçada no valor aproximado de 400 mil reais.
O diretor do ISNF, Vinicius D’Avila Bitencourt Pascoal, destacou as expectativas para a nova clínica. “A clínica de Fonoaudiologia realiza aproximadamente 200 atendimentos ao mês. Com a mudança para um local preparado para atendimento em saúde, espera-se aumentar o quantitativo. O objetivo é que, com o ambiente adequado, possamos realizar convênio com o município de Nova Friburgo e incluir a Clínica-Escola na Rede de Atenção à Saúde da região Serrana do Rio de Janeiro”.
Alguns serviços como ambulatórios de Adulto e Idoso, Audiologia, Fonoaudiologia Geral, Linguagem Infantil, Motricidade Orofacial, Surdez e Voz estarão disponíveis para a população. Também serão disponibilizados procedimentos fonoaudiológicos, como exames de avaliação auditiva e procedimentos específicos de avaliação ou terapia fonoaudiológica.