Planejamento, organização e foco se fizeram mais do que necessários nesse ano de 2020 para o pleno funcionamento da universidade e para a execução das atividades realizadas por técnicos administrativos e docentes.
Dezembro já chegou e por meses estamos enfrentando essa distância física, que, em alguns casos, limita inclusive a circulação de informações relevantes e do nosso interesse enquanto servidor público. Pensando nisso, reunimos algumas informações sobre prazos, exigências e ações que são de suma importância para o seu dia a dia e para fecharmos o ano com a sensação de dever cumprido.
Como grande parte dos conteúdos têm circulado por canais digitais e como o trabalho remoto exige a conciliação com tarefas domésticas, além dos cuidados com filhos e demais familiares, certamente, nem todas as informações foram absorvidas ou até mesmo percebidas. Atente-se, então, para os conteúdos compartilhados abaixo:
#1: Verifique o sistema de ponto Velti
Alguns servidores em situação de trabalho remoto estão com o ponto abonado no Sistema Velti devido à criação de códigos de afastamento específicos pelo Governo Federal. Logo, esses servidores e chefias não precisam solicitar e/ou aprovar o pedido do abono da sua frequência. Se você não se encontra nessa situação, basta continuar realizando o ajuste do ponto sob a justificativa “Serviço Externo, IN 27, 25/03/2020”. A chefia, então, poderá aceitar as solicitações em lote ou de maneira individual. Saiba mais: https://bit.ly/3nLr2dQ
#2: Preencha também a Folha de Ponto Manual
Independentemente do abono de frequência no Sistema Velti, todos os servidores devem preencher a Folha de Ponto Manual e anexá-la ao sistema. Isso pode ser feito mês a mês, para facilitar a organização, ou apenas no último dia de trabalho remoto. O documento pode ser anexado mesmo sem a assinatura das chefias e dos servidores e, no retorno às atividades presenciais, deve ser impresso, assinado e armazenado no setor. Nesse informe você encontra dois modelos da Folha de Ponto disponibilizados pela Progepe, que são editáveis: https://bit.ly/3m3MVVk
#3: Não perca o prazo para envio da sua Avaliação de Desempenho
Os técnicos administrativos devem estar atentos quanto ao envio dos formulários de Avaliação de Desempenho para evitar a inviabilização de concessões ao Programa de Auxílio-Qualificação da universidade (PQUFF), à licença capacitação, à progressão por mérito profissional na vigência correta e muito mais! O período de devolução da última leva de formulários do ano, com vigência em dezembro/2020, é de 07 a 10 deste mês. O envio deve ser feito por e-mail, conforme instruções disponíveis aqui: https://bit.ly/3m1KUsN
OBS: Durante estes últimos meses, nem todos os servidores receberam ou tiveram ciência quanto aos trâmites de Avaliação de Desempenho. Se a sua avaliação está atrasada por mais de 120 dias e não consta no seu setor, peça a segunda via diretamente no SEI-UFF. Se ainda estiver no seu departamento, basta preencher e encaminhar para a DGD por meio do processo de regularização de pendências, também no SEI. É importante lembrar que o período de trabalho remoto não será computado para fins de atrasos superiores a 120 dias. Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente pelo e-mail dgd.cpta.progepe@id.uff.br. Confira o passo a passo: https://bit.ly/37byTLc
#4: Envie o Relatório de Gestão Integrado da sua área
O prazo para as Pró-reitorias e Superintendências entregarem à Proplan as informações relativas ao exercício de 2020 venceu no último dia 30/11/2020, mas caso sua área ainda não o tenha feito, tire suas dúvidas através do e-mail: relatoriodegestaointegrado.proplan@id.uff.br.
Para quem não sabe, este é o relatório que complementa o Processo Anual de Prestação de Contas da Universidade, e que deve ser encaminhado ao Tribunal de Contas da União até o último dia do mês de março de cada ano. O Relatório de Gestão Integrado tem o objetivo de acompanhar o alcance de metas institucionais, principais realizações da entidade e a execução do orçamento anual. A Proplan é a responsável por consolidar as informações enviadas por cada unidade. Então, fique atento aos requisitos necessários, como: limite de páginas (entre 4 e 5), consonância com o exigido no questionário do TCU, uso de mais gráficos e imagens em detrimento de textos longos, entre outros.
#5: Preencha o Plano de Desenvolvimento de Unidade (PDU)
Aproveite a reta final do ano e dê atenção especial ao Plano de Desenvolvimento de Unidade, o PDU, que é uma ferramenta de gestão construída coletivamente para auxiliar os setores a priorizar e otimizar metas, além de proporcionar um alinhamento das ações institucionais em todos os níveis. Acesse essa página para você ter acesso ao Guia de Elaboração e ao formulário pronto e editável: http://www.uff.br/?q=pdu-uff
#6: Responda agora a pesquisa sobre o Programa de Integridade da UFF
Responda, até 15 de dezembro, a pesquisa desenvolvida pela Alliance for Integrity em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) para avaliar o grau de familiaridade e a atuação da universidade em relação ao Programa de Integridade. A pesquisa é anônima e contribuirá para medir em tempo real a eficácia da implementação do programa aqui na UFF, além de pautar as próximas iniciativas sobre essa temática. Acesse o formulário agora e participe: https://theintegrityapp.com/
#7: Resolva as suas pendências com as diferentes áreas da Progepe
Desbloqueio do Sigepe/SIGAC, homologação de férias, alteração de conta bancária, afastamento de docentes, agendamento de perícias e outros serviços da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas estão funcionando normalmente e o contato deve ser feito via e-mail. Veja todos os contatos aqui: https://bit.ly/3lXEJWx