Notícia

Conscientização sobre o Autismo: UFF produz e-book que norteia o atendimento a pessoas com TEA

Livro é resultado das discussões entre especialistas de diversas áreas sobre suporte escolar para autistas

No dia 2 de abril, o mundo se une para reconhecer a importância do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Essa data destaca a necessidade de compreender e apoiar indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo a inclusão e a aceitação em todas as esferas da sociedade. Caracterizado por diferenças na comunicação, interação social e comportamento, o TEA afeta indivíduos de maneiras variadas, o que demanda abordagens especializadas e compreensão aprofundada por parte dos educadores e profissionais de apoio.

Nesse contexto, a professora Diana Negrão, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo da UFF (NEPA/UFF), destaca que um dos maiores obstáculos enfrentados é a falta de conhecimento detalhado sobre o autismo. Segundo ela, esse déficit se reflete nas práticas cotidianas de profissionais que muitas vezes se vêem despreparados para lidar com as necessidades específicas dos alunos autistas.

“É enfática a importância de promover e disseminar o conhecimento científico dentro da educação, visando garantir um suporte sustentável aos autistas em todas as etapas educacionais. É crucial investir significativamente na formação continuada de todos os profissionais envolvidos no sistema de ensino”, ressalta a professora.

Recentemente, a UFF sediou O 5º Simpósio Sobre Autismo da UFF (SAUFF), com a temática de suporte escolar e social para o TEA, com a professora Diana Negrão à frente. O evento promoveu discussões interativas entre especialistas de diversas áreas, resultando na produção de um e-book abrangente. De acordo com a coordenadora do evento, o simpósio adotou uma abordagem inovadora, afastando-se das tradicionais palestras e promovendo discussões sobre os desafios enfrentados em diferentes níveis educacionais.

“Dividimos o simpósio por diferentes níveis educacionais, desde a Educação Infantil até o mercado de trabalho, cada um com sua própria mesa de discussão multiprofissional. Implementamos um sistema de relatoria, no qual os alunos de pós-graduação registravam os pontos discutidos e as áreas que precisavam de mais atenção em termos de formação profissional. Foi a partir dessas discussões que surgiu o e-book, resultado do processo de relatoria dos alunos sobre as contribuições dos especialistas”, conta Diana.

Abertura do 5º SAUFF que foi pré-congresso do 3º Congresso Internacional sobre Transtornos do Espectro Autista. Créditos: Professora Diana Negrão

O documento compila uma série de informações e orientações essenciais para o apoio escolar e social destinado ao público com TEA ao longo das diferentes fases educacionais. O e-book traz reflexões desde a Educação Infantil (0 a 5 anos) até o mercado de trabalho, passando pelo Ensino Fundamental I (6 a 10 anos), Ensino Fundamental II (11 a 14 anos), Ensino Médio (15 a 17 anos) e Ensino Superior (acima de 18 anos).

“Essa abrangência multidimensional permite uma compreensão mais holística das necessidades e desafios enfrentados pelos autistas em diferentes estágios de suas vidas, oferecendo orientações práticas e embasadas cientificamente para educadores, profissionais de apoio e gestores escolares”, destaca a docente.

Um dos instrumentos essenciais para atender às necessidades específicas dos alunos autistas, por exemplo, é o Plano Educacional Individualizado (PEI). Diana destaca que o PEI adapta o ensino às dificuldades e habilidades dos alunos autistas, sendo fundamental sua implementação desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Além disso, identificar profissões futuras pode ser fundamental para promover a independência dos autistas. “Muitos autistas têm habilidades que se destacam em áreas como tecnologia e artes. Reconhecer e apoiar essas competências pode ser um passo importante para sua integração no mercado de trabalho e na sociedade em geral”, afirma a professora.

Último dia do 5º SAUFF – pré-congresso do 3º Congresso Internacional sobre Transtornos do Espectro Autista. Créditos: Professora Diana Negrão

O Simpósio foi uma prévia dos debates que serão aprofundados no 3º Congresso Internacional sobre Transtornos do Espectro Autista, que também ocorrerá na UFF. “Nesse momento estamos em processo de organização. O congresso contará com palestrantes de renome internacional, abordando questões fundamentais para o avanço no suporte ao TEA”, conclui a professora.

Para acessar o e-book que foi resultado do 5º SAUFF, clique aqui.

Diana Negrão Cavalcanti é professora da Universidade Federal Fluminense e, atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros da UFF (PBMAC – 2023 – 2027). Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Bioquímica, mestre em Química Orgânica e doutorado em Química Orgânica. Pós doutorado em Biologia Marinha (bolsista PRODOC/CAPES – UFF), pesquisador visitante (Fiocruz), bolsista PNPD (UFF) e ex-Professora Adjunto A no Instituto do Mar da UNIFESP, campus Baixada Santista (2013). Desde 2014 é Professora da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e na Pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), onde foi coordenadora (2018-2022). Tem experiência na formação de recursos humanos, orientando alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Biologia Marinha, biotecnologia marinha (com ênfase em Química dos Produtos Naturais de algas marinhas, técnicas cromatográficas e espectroscópicas, bioprospecção, de replicação e biossíntese) e em Ensino (com ênfase em Transtorno do Espectro do Autismo). Tem projetos de pesquisa na área de Biodiversidade e na área do Autismo. É membro fundador da Associação Caminho Azul, instituição civil sem fins lucrativos que atua nas vertentes da assistência, desenvolvimento científico e clínico do Autismo, onde exerce a função de vice-presidente.

Pular para o conteúdo