O Banco de Dentes Humanos (BDH), da Faculdade de Odontologia, será inaugurado dia 12 de janeiro, às 16h, no auditório da faculdade, na Rua São Paulo, 28, Campus do Valonguinho, Centro, Niterói.
O lugar, que tem apoio da Propp, vai armazenar elementos dentários, oriundos de pacientes doadores que foram extraídos por causas diversas.
Segundo a professora Miriam Scelza, inicialmente, o banco atenderá aos projetos de pesquisa e ensino de graduação. “No futuro, havendo recursos, pretende-se ampliar o BDH no intuito de armazenar dentes com o objetivo de realizar transplantes”, diz Miriam.
Numa segunda etapa, com a obtenção de novos recursos e aquisição de equipamentos de ponta, além de transplantes, o banco realizará exames de sangue dos doadores (tipagem sangüínea, HIV, testes de hepatite e histocompatibilidade-HLA). Com isso a UFF poderá ser um referencial para esse procedimento.
Um outro fato interessante, que a professora explicou, é a possibilidade de utilizar métodos de identificação a partir do DNA, beneficiando a Odontologia Forense.
Doações podem ser feitas na Faculdade de Odontologia.