A UFF recebeu nesta segunda-feira, 3 de dezembro, a visita do coordenador do Grupo Tordesilhas no Brasil, professor Airton Young. O encontro teve o objetivo de inserir a UFF no grupo de cooperação internacional formado por universidades brasileiras, espanholas e portuguesas, criado em 2000. Segundo Young, “a UFF tem a possibilidade de integrar o projeto pela quantidade expressiva de alunos”.
A reunião teve a participação do reitor Roberto Salles; vice-reitor Emmanuel Andrade; pró-reitores de Assuntos Acadêmicos, Sidney Mello; de Extensão, Sídio Werdes Machado; de Planejamento, Mirian Lepsch; de Pesquisa e Pós-Graduação, Humberto Machado; e do assessor para Assuntos Internacionais (AAI), Jorge João Abrão, dentre outros dirigentes.
O reitor Roberto Salles ressaltou a importância de a universidade estar inserida nesse programa e sugeriu que a AAI realizasse seminário sobre mobilidade, internacionalização e dupla titulação. Já o pró-reitor Sidney Mello chamou a atenção para a importância da cooperação entre universidades tendo em vista o aspecto cultural.
Segundo o professor Airton Young, “a grande maioria das universidades não tem uma estrutura montada para a cooperação”. O professor Emmanuel Andrade replicou com a afirmação de que a Universidade Federal Fluminense é precursora no âmbito da pesquisa. “O desafio é o esforço para tornar essa cooperação institucional e abri-la para toda a universidade”, afirmou. Ele disse ainda que “a UFF tem todo interesse na cooperação”.
O coordenador convidou o reitor Roberto Salles para participar do 9º Encontro de Reitores, em outubro de 2008, em Porto, Portugal. E acrescentou ao debate a importância de uma divulgação interna do trabalho de cada universidade, que, segundo ele, não existe no Brasil. Airton Young acrescentou que a UFF deve despertar nos alunos a vontade de participar da internacionalização.
Sídio Machado falou das iniciativas das pró-reitorias, como o trabalho realizado pela Proex entre Brasil, Argentina e Chile, e agradeceu o incentivo ao trabalho. O professor Jorge João Abrão ressaltou a importância de se ter uma estrutura para alunos que façam a mobilidade. Segundo ele, “o suporte ao talento é o recurso”.
No final do encontro, a coordenadora de Projetos Institucionais da Pró-Reitoria de Extensão, Maria Lúcia Melo Teixeira de Souza, entregou ao coordenador do Grupo Tordesillas no Brasil a revista “Interagir”, produzida pela Proex e pela Sub-Reitoria de Extensão da Uerj, única revista de extensão indexada no país.