Em 1995, pela primeira vez na história das universidades federais, foi criado na UFF o título de Servidor Emérito. A idéia foi da relações-públicas Rutelena de Lacerda Simas, lotada no Núcleo de Comunicação Social (Nucs), e que há mais de 20 anos faz cerimoniais da universidade. A entrega do título faz parte das comemorações pelos 47 anos da UFF, no dia 18 de dezembro, às 10h, no Teatro da UFF. Neste ano, 17 servidores serão homenageados, dentre eles, a própria servidora Rutelena.
Para a outorga do título, as unidades indicam o servidor técnico-administrativo, contendo documento de, no mínimo, 50 assinaturas de servidores (técnico-administrativos e professores) e estudantes que efetivamente têm conhecimento da relevância do desempenho funcional da pessoa indicada, com exposição de motivos justificando a homenagem conferida.
A proposta é encaminhada à chefia imediata e depois é avaliada por comissão constituída pelo reitor, com representantes dos departamentos de Administração de Pessoal e de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Superintendência de Recursos Humanos e do Nucs.
O servidor deverá ter mais de 15 anos de exercício funcional para obter o título, que é outorgado a servidores ativos ou inativos. São analisadas a ficha funcional e as duas últimas avaliações de desempenho do indicado. A comissão, então, encaminha relatório para aprovação do reitor.
Os 17 servidores que receberão o título neste ano são:
– Angela Regina de Medeiros Correia Dias
– Carlos Gunoh Rodrigues
– Dionor Antunes Ferreira
– Ilma Chagas Cockrane
– José Maria de Souza Júnior
– Lilia Maria Raeder da Rocha
– Marcos Gomes de Freitas (in memoriam)
– Maria da Glória Rodrigues
– Mario de Oliveira da Costa
– Mário Short Belleza Neto
– Neudeti Couto de Oliveira
– Paulo Renato Duarte Ranquine
– Pedro Jorge Flores
– Regina de Fatima Vieira da Silva
– Rutelena de Lacerda Simas
– Sonia Maria Barcellos Veloso
– Vanete Polycarpo Pinheiro
Prêmio UFF de Literatura
O resultado final do Prêmio UFF de Literatura – Contos, Crônicas e Poesias, promovido pela Editora da UFF (Eduff), será anunciado também nas comemorações pelo aniversário da universidade, 18 de dezembro, às 18h, no Teatro da UFF. Serão apresentados os três primeiros colocados de cada categoria. Foram selecionados 20 contos, 20 crônicas e 17 poesias. As obras integrarão uma antologia a ser lançada pela Eduff, com patrocínio da Pró-Reitoria de Extensão e da Imprensa Oficial.
O prêmio foi lançado com o objetivo de estimular a produção literária e incentivar a cultura. Participaram escritores de língua portuguesa, que já tinham publicado ou não, independentemente da nacionalidade. Os contos deviam ter como tema “Aconteceu na UFF” e não ultrapassar quatro páginas. Já as crônicas e poesias deveriam atingir no máximo três páginas, com o tema “A UFF em minha vida”.
Os autores dos melhores textos de cada categoria receberão dez exemplares da antologia; os segundos colocados ganharão cinco exemplares; os terceiros, três. Os demais autores selecionados receberão um exemplar da coletânea.
Na premiação, alunos do curso técnico de Formação Profissional de Ator da UFF, farão uma performance.