Notícia

Reunião de planejamento de incubadora tecnológica define planos para o próximo ano

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Professores responsáveis pela incubadora tecnológica Initiã da UFF se reuniram no dia 11 de dezembro para definir as metas de 2008. A reunião foi a primeira das que serão realizadas até dia 18 de janeiro. O encontro teve a presença do vice-reitor Emmanuel Andrade, um dos fundadores da incubadora tecnológica. O coordenador de projetos, professor Marcelo Amaral, expôs a necessidade de criar uma estratégia de prestação de serviços para ajudar empresas que estão chegando para serem incubadas. Para ele, o ano deve marcar a definição de valor e modelo de negócio da incubadora e importância de procurar reconhecimento internacional. Outra proposta foi retomar o curso de formação de empreendedorismo, hoje abandonado, além do desenvolvimento de dez projetos em 2008.

Outras metas são aproximar a incubadora das empresas juniores, desenvolver mecanismos de interação com o setor produtivo e a realização do desenvolvimento experimental ou de prototipagem. O laboratório de prototipagem é uma das partes da incubadora que realiza o processo intermediário entre o desenvolvimento do produto e sua ida para o setor externo.
A reunião foi conduzida pelo coordenador de projetos, professor Marcelo Amaral. Participaram também o professor Dennis Hanson, de gestão e parte de produção; o diretor e coordenador acadêmico, Sergio Mecena; o coordenador de projetos científico-tecnológicos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Fabio Barbosa Passos; integrantes da empresa júnior Meta Consultoria; e o diretor da VL Consultoria, Hugo Túlio Rodrigues.

O encontro marcou também o primeiro dia de trabalho da VL Consultoria, na UFF. A empresa presta serviço para a Rede de Incubadoras do Estado do Rio de Janeiro (Reinc) e faz parte de um programa de rede de incubadoras com o objetivo de orientá-las na escolha do desenvolvimento de planejamento e estratégias, contribuindo para seu desenvolvimento.
Criada em 1998, a incubadora integra a Coordenação de Projetos Científicos e Tecnológicos da Propp. Atualmente, existem seis empresas incubadas, cinco pré-incubadas e a Construir, uma espécie de “holding”, com outras nove ligadas a ela.
Para o professor Emmanuel Andrade, “a inovação tecnológica é o processo capaz de transformar a universidade em empreendedora. Para isso, é necessário trazer esse conhecimento tecnológico para empreender no âmbito da incubadora”.

Segundo o professor Amaral, “o objetivo da Initiã é levar o conhecimento gerado na universidade para a sociedade”. O professor afirma ainda que é necessário um conjunto de ações para manter o equilíbrio entre projeto, governabilidade e capacidade e uma política de inovação e empreendedorismo.

Pular para o conteúdo