O Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense aprovou na sexta-feira, 14 de dezembro, por unanimidade dos presentes, o Projeto de Expansão e Reestruturação da UFF. De acordo com a Secretaria Geral dos Conselhos Superiores (SGCS), 37 conselheiros assinaram a lista de presença na reunião do dia 14.
A reunião foi realizada em auditório do Tribunal de Justiça no Centro de Niterói, devido ao tumulto ocorrido na sessão da última quarta-feira, 12, na Sala dos Conselhos da Reitoria, quando manifestantes contrários à aprovação do projeto impediram a continuidade da reunião a partir do momento em que o reitor Roberto Salles, presidente do Conselho, anunciou o início do processo de votação.
Na sessão de sexta-feira, houve novo tumulto com a tentativa de manifestantes subirem ao local da reunião, da qual apenas os conselheiros participariam. A Polícia Militar, que faz a segurança do local, impediu, retirando vários manifestantes já em elevador, no térreo do prédio, com uso de gás de pimenta. Um estudante chegou a ser preso e liberado algum tempo depois.
O projeto aprovado nesta sexta-feira deverá ser encaminhado ao MEC, que poderá aprová-lo ou não, para obter recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).