Notícia

No aniversário da UFF, 17 servidores recebem título de Servidor Emérito

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Em 1995, pela primeira vez na história das universidades federais, foi criado na UFF o título de Servidor Emérito. A idéia foi da relações-públicas Rutelena de Lacerda Simas, lotada no Núcleo de Comunicação Social (Nucs), e que há mais de 20 anos faz cerimoniais da universidade. A entrega do título fez parte das comemorações pelos 47 anos da UFF, no dia 18 de dezembro, no Teatro da UFF. Neste ano, 17 servidores foram homenageados, dentre eles, a própria servidora Rutelena.

No início da cerimônia, o reitor Roberto Salles, em mensagem gravada, explicou sua ausência: “Estou em Brasília para receber um presente que a UFF ganha em seus 47 anos. Vamos assinar um protocolo de intenções que permitirá revitalizarmos todo o nosso espaço cultural, com recursos da ordem de R$ 7 milhões.” Leia mais sobre o assunto.

A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor Emmanuel de Andrade. Compuseram a mesa a pró-reitora de planejamento, Miriam Lepsch; a coordenadora de Projetos Institucionais, representando a Pró-Reitoria de Extensão, Maria Lúcia Melo Teixeira; o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Sidney Mello; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Humberto Machado; a diretora do Departamento de Assuntos Comunitários, representando a Superintendência de Recursos Humanos, Jovina de Barros Bruno; o superintendente de Administração, Leonardo Vargas; e a chefe de gabinete do reitor, Martha de Luca.

Os novos servidores eméritos receberam homenagens de amigos no palco. O vice-reitor Emmanuel Andrade fechou o evento proferindo com um discurso sobre o termo “servidor”: “Em religião: o enviado de Deus, Jesus, disse: não vim para ser servido, mas para servir. Na república, o servidor é o servidor do público”.
Os 17 servidores que receberam o título neste ano são:
– Angela Regina de Medeiros Correia Dias
(Instituto de Computação)

– Carlos Gunoh Rodrigues (Gerência de Coordenação Alimentar)

– Dionor Antunes Ferreira (Instituto de Ciências Humanas e Filosofia)

– Ilma Chagas Cockrane (Instituto de Ciências Humanas e Filosofia)

– José Maria de Souza Júnior
(Colégio Agrícola Nilo Peçanha)

– Lilia Maria Raeder da Rocha (Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos)

– Marcos Gomes de Freitas (in memoriam, Faculdade de Farmácia)

– Maria da Glória Rodrigues (Centro de Ciências Médicas)

– Mario de Oliveira da Costa (Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos)

– Mário Short Belleza Neto
(Centro de Estudos Sociais Aplicados)

– Neudeti Couto de Oliveira (Instituto de Física)

– Paulo Renato Duarte Ranquine (Superintendência de Administração)

– Pedro Jorge Flores (Escola de Engenharia)

– Regina de Fatima Vieira da Silva (Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges)

– Rutelena de Lacerda Simas (Núcleo de Comunicação Social)

– Sonia Maria Barcellos Veloso (Faculdade de Educação)

– Vanete Polycarpo Pinheiro (Gabinete do Reitor)

Pular para o conteúdo