Em 1995, pela primeira vez na história das universidades federais, foi criado na UFF o título de Servidor Emérito. A idéia foi da relações-públicas Rutelena de Lacerda Simas, lotada no Núcleo de Comunicação Social (Nucs), e que há mais de 20 anos faz cerimoniais da universidade. A entrega do título fez parte das comemorações pelos 47 anos da UFF, no dia 18 de dezembro, no Teatro da UFF. Neste ano, 17 servidores foram homenageados, dentre eles, a própria servidora Rutelena.
No início da cerimônia, o reitor Roberto Salles, em mensagem gravada, explicou sua ausência: “Estou em Brasília para receber um presente que a UFF ganha em seus 47 anos. Vamos assinar um protocolo de intenções que permitirá revitalizarmos todo o nosso espaço cultural, com recursos da ordem de R$ 7 milhões.” Leia mais sobre o assunto.
A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor Emmanuel de Andrade. Compuseram a mesa a pró-reitora de planejamento, Miriam Lepsch; a coordenadora de Projetos Institucionais, representando a Pró-Reitoria de Extensão, Maria Lúcia Melo Teixeira; o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Sidney Mello; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Humberto Machado; a diretora do Departamento de Assuntos Comunitários, representando a Superintendência de Recursos Humanos, Jovina de Barros Bruno; o superintendente de Administração, Leonardo Vargas; e a chefe de gabinete do reitor, Martha de Luca.
Os novos servidores eméritos receberam homenagens de amigos no palco. O vice-reitor Emmanuel Andrade fechou o evento proferindo com um discurso sobre o termo “servidor”: “Em religião: o enviado de Deus, Jesus, disse: não vim para ser servido, mas para servir. Na república, o servidor é o servidor do público”.
Os 17 servidores que receberam o título neste ano são:
– Angela Regina de Medeiros Correia Dias
(Instituto de Computação)
– Carlos Gunoh Rodrigues (Gerência de Coordenação Alimentar)
– Dionor Antunes Ferreira (Instituto de Ciências Humanas e Filosofia)
– Ilma Chagas Cockrane (Instituto de Ciências Humanas e Filosofia)
– José Maria de Souza Júnior
(Colégio Agrícola Nilo Peçanha)
– Lilia Maria Raeder da Rocha (Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos)
– Marcos Gomes de Freitas (in memoriam, Faculdade de Farmácia)
– Maria da Glória Rodrigues (Centro de Ciências Médicas)
– Mario de Oliveira da Costa (Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos)
– Mário Short Belleza Neto
(Centro de Estudos Sociais Aplicados)
– Neudeti Couto de Oliveira (Instituto de Física)
– Paulo Renato Duarte Ranquine (Superintendência de Administração)
– Pedro Jorge Flores (Escola de Engenharia)
– Regina de Fatima Vieira da Silva (Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges)
– Rutelena de Lacerda Simas (Núcleo de Comunicação Social)
– Sonia Maria Barcellos Veloso (Faculdade de Educação)
– Vanete Polycarpo Pinheiro (Gabinete do Reitor)