Durante a comemoração dos 47 anos da Universidade Federal Fluminense, completados no dia 18, foram revelados os vencedores do Prêmio UFF de Literatura, promovido pela Editora da UFF (Eduff). O público lotou o Teatro da universidade na noite de terça-feira para a cerimônia de entrega do prêmio, que contou com a presença do vice-reitor da UFF, Emmanuel Andrade, da Pró-Reitora de Extensão em exercício, Maria Lúcia Melo Teixeira e do diretor da Eduff, Mauro Romero Leal Passos, entre outras autoridades.
Durante o evento, Mauro Romero ressaltou a importância da iniciativa, ao aproximar a universidade das pessoas e tornar mais efetiva a conversa entre comunidade e meio acadêmico. Destacou também a colaboração da Imprensa Oficial – responsável pela confecção da antologia contendo os textos selecionados – afirmando que por meio do concurso a comunidade teve a oportunidade de se expressar criativamente e a editora da UFF de “se tornar parceira de sonhadores”.
Os primeiros colocados em cada categoria – poesia, crônica e conto – receberam o Troféu Itapuca, certificado e dez exemplares da antologia que leva o nome do prêmio. Veridiana Chiari Gatto, vencedora da categoria “Poesia” com “Um fulcro farol”, é estudante de Psicologia da UFF. Ela diz que esta foi a primeira vez que participa de um concurso. “Para mim, a verdadeira forma de produção de verdade não é expressa exatamente pela ciência e sim pela poesia”.
Já para Maria Veronica Silva Vilariño Aguilera, autora de “Reencontro” e primeiro lugar na categoria “Crônica”, o concurso foi uma chance de partilhar experiências singulares vividas na universidade. Joedyr Gonçalves Bellas, autor de “Aconteceu por ocasião da UFF” afirma não ter terminado o curso de Letras na instituição, mas não abandonou a vontade de se expressar por meio da literatura. O resultado foi a conquista do primeiro lugar na categoria “Conto”.
Vencedores do Prêmio UFF de Literatura
– Poesia
1º lugar – Veridiana Chiari Gatto, com “Um fulcro farol”
2º lugar – José Carlos Carraro, com “Vida que segue”
3º lugar – Alba Helena Corrêa, com “Recordações da faculdade”
– Conto
1º lugar – Joedyr Gonçalves Bellas, com “Aconteceu por ocasião da UFF”
2º lugar – Benito Petraglia, com “Aconteceu no elevador”
3º lugar – Francisco Maciel, com “Vidas Uffas”
– Crônica
1º lugar – Maria Veronica Silva Vilariño Aguilera, com “Reencontro”
2º lugar – Alfredo Dolcino Motta, com “Aqui, nesta sala”
3º lugar – Israel Blajberg, com “Adeus à UFF…”