Notícia

Agenda Acadêmica encerra atividades com debate, homenagens e premiações

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A cerimônia de encerramento da Agenda Acadêmica 2007 no Teatro da UFF na sexta-feira, 30 de novembro, contou com mesa de debate, homenagens e as premiações dos melhores trabalhos dos estudantes, orientados por professores, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
O evento foi aberto com a apresentação do Coral da UFF e a Orquestra de Cordas da Grota. O concerto, que teve em seu repertório canções natalinas como “Noite Feliz” e “Sino de Belém”, emocionou a platéia presente, que aplaudiu de pé o coral comandado pelo maestro Márcio Paes Selles.
A primeira mesa do evento, intitulada “Apresentando resultados”, foi composta pela diretora do Instituto de Letras, professora Lívia Reis, como moderadora, e o coordenador da Oficina do Saber, professor do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Física Altair Souza de Assis, como debatedor.
Participaram também o servidor William Pontes, que cumpre pena alternativa no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), no Campus do Gragoatá; o violinista da Orquestra da Grota Leandro Justino; o monitor do projeto “Multiplicando Talentos” do Instituto Coperforte José Carlos Vidal e os alunos do programa Oficina do Saber Adriano Ramos Paixão e Cilene da Silva.
O Programa Oficina do Saber é um projeto da Universidade Federal Fluminense, coordenado pelos professores Altair Souza de Assis e José Nilton de Souza, criado há 16 anos. O programa é um pré-vestibular comunitário. Segundo a aluna Cilene, “a Oficina tenta amenizar a catástrofe social e formar cidadãos”. “Os ótimos professores fazem o possível para que ingressemos na universidade pública. A oficina nos abre novos horizontes”, afirma.
Altair Assis pôs em discussão os questionamentos que, para ele, devem ser feitos na universidade: “Qual é o papel da instituição? O que a ela pode fazer para gerar sonhos?”. Segundo ele, a universidade deve transformar informação solta em informação agregada, deve ser útil para o país e criar oportunidades. “A universidade é geradora de conhecimento e deve fazer a sinergia entre áreas humanas e exatas porque juntos podem criar um impacto social tremendo”.
A segunda mesa foi composta pelo pró-reitor de Extensão, Sídio Werdes Machado, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Humberto Machado, a coordenadora técnico-científica da Agenda Acadêmica, Liliane Belz dos Reis, e os coordenadores dos eventos, Maria Bernadete Rocha, Antonio Lyra da Silva, Izabel Palmer Paixão, Sheila Mendonça Mesquita e Jorge Sá Martins. O professor Sídio Werdes, coordenador-geral da evento, agradeceu o empenho e excelente trabalho realizado pela equipe na realização da Agenda Acadêmica.
Foram homenageadas a coordenadora Liliane Belz, que agradeceu a participação de todos e o apoio da equipe; a chefe de Gabinete Martha de Luca, em nome do reitor Roberto Salles, e a professora Maria Beatriz Costa Soares Knust, da equipe da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
No fim do evento, houve a premiação dos trabalhos dos estudantes, nas áreas de Extensão, Iniciação Científica, Monitoria e Iniciação à Docência.

Pular para o conteúdo