O reitor da Universidade Federal Fluminense, professor Roberto Salles, participou, nesta quinta-feira, da abertura do 1º Fórum de Gestão Social do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), realizado na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em Niterói. Estiveram presentes o governador eleito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e mais os 11 prefeitos das prefeituras de Itaboraí, São Gonçalo, Rio Bonito, Guapimirim, Silva Jardim, Tanguá, Maricá, Magé, Casimiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu e Niterói.
A proposta do evento foi discutir a instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro no Leste do Estado e seu impacto nesses municípios. Os prefeitos, o futuro governador e o reitor começam, a partir de agora, a discutir uma agenda capaz de traçar políticas públicas que tenham como foco o incremento populacional, os impactos de natureza ambiental, os riscos de um processo desordenado e desumano de assentamentos populares e o aumento da violência. O desafio é integrar essas cidades para definir uma política de cooperação, infra-estrutura e capacitação de mão-de-obra.
Um passo importante já foi dado pela UFF: o Hospital Universitário Antônio Pedro se prepara para implantar o Centro de Tratamento para Queimados. Em seu discurso, o professor Roberto Salles falou da participação da universidade nesse processo. “Estaremos presentes em todas as discussões políticas sobre o tema. Estamos expandindo nossos pólos regionais e, com o apoio do prefeito Godofredo Pinto, teremos a possibilidade de levá-los para Itaboraí e São Gonçalo. A UFF participará de todas as ações do consórcio, assim como da sua implementação”, confirmou o reitor.