Notícia

Pesquisadores levantam causa da morte de niteroiense e apresentam primeiros resultados para imprensa

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Um grupo de investigação científica liderado pelos professores da UFF Maria Luisa Garcia Rosa, do Departamento de Epidemiologia, e Evandro Tinoco Mesquita, do Departamento de Cardiologia da Faculdade de Medicina, realizou estudo levantando as principais doenças causadoras de óbitos entre os moradores do município de Niterói. O trabalho, efetuado desde o dia 1º de julho, denomina-se Projeto Camélia: Projeto Cardioneurometabólico-renal Familiar em Niterói e promoveu uma abordagem integrada e prospectiva da população adstrita ao Programa Médico de Família de Niterói.
O estudo é uma verdadeira radiografia da população da cidade sobre enfermidades crônicas, como hipertensão, diabetes e males cardiovasculares, e envolve áreas de pesquisa em cardiologia, neurologia, nefrologia que apresentam as doenças responsáveis pelo maior número de mortes.
Os dados foram coletados em pacientes dos módulos de médicos de família. O projeto constitui-se ainda em campo de mestrado de quatro pós-graduações da Faculdade de Medicina, com 26 mestrandos ligados a orientadores do programa e de iniciação científica de alunos de Medicina e Biomedicina, envolvendo quatro departamentos de duas unidades da UFF. Cerca de 1,6 mil pessoas de 400 famílias em 25 módulos do município compõem o universo pesquisado.
Segundo a professora Maria Luisa Rosa, um dos objetivos do Projeto Camelia é buscar propostas para solução ou remediação desses problemas em médio ou longo prazo, uma vez que campanhas de prevenção são feitas de modo sistemático.
Os professores Evandro Mesquita e Maria Luisa Rosa reúnem a imprensa no dia 13 de dezembro, quarta-feira, das 8h às 10h30, no Anfiteatro Paulo Dias do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), Rua Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói, para apresentação dos primeiros resultados do Projeto Camelia. Serão mostrados, dentre outros, aspectos como características da população estudada; qualidade do laboratório no campo; subprojetos genética, nutrição/obesidade, saúde mental, nefro, cárdio, neuro e de alterações do metabolismo dos glicídios, além da importância destes resultados para a comunidade. Haverá ainda a simulação de um dia de campo com mostra de pôsteres e fotos.
Estão previstas ainda, além de outras, as presenças do reitor da UFF, professor Roberto Salles; do presidente da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, Luiz Roberto Tenório; da vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos; e de coordenadores dos programas de Cardiologia, Ciências Médicas, Patologia, Neurologia e Pediatria da UFF.

Pular para o conteúdo