O lançamento do CD e DVD “Alma Brasileira”, segundo fascículo da série “Música Brasileira no Tempo”, será neste domingo, dia 17, às 10h30, pela Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF, no Cine Arte UFF, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí. Na ocasião, será comemorado também o 46º aniversário da Universidade Federal Fluminense. O concerto será regido pela maestrina Ligia Amadio. A entrada é franca.
“Música Brasileira no Tempo” é um projeto iniciado em 2005 na UFF, pela Orquestra Sinfônica Nacional, em parceria com o Ministério da Educação. O público brasileiro terá acesso ao conteúdo no site Portal Domínio Público, do MEC (www.dominiopublico.gov.br), e nas videotecas das escolas públicas de todo o país. Após o lançamento em março deste ano do primeiro fascículo da série, “Aurora Luminosa”, que abrange a produção musical do período entre o fim da escravatura e o início do século XX, a OSN–UFF apresenta agora, em “Alma Brasileira”, os compositores Villa-Lobos, Francisco Mignone, Oscar Lorenzo Fernandez, Francisco Braga, Luciano Gallet e Glauco Velásquez, cujas composições datam de 1905 a 1930.
Este segundo DVD contém uma novidade: possui sugestões de atividades didáticas em sala de aula, isto é, um guia que vai ajudar professores a incrementarem diversas atividades a partir dos temas e conteúdos propostos, dentro do cenário cultural e político no qual se inserem as composições apresentadas.
História recente
Desde que foi incorporada à universidade, em 1984, a OSN–UFF gravou em 1988 um LP dedicado a compositores nacionais – Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Villa-Lobos, Mignone, Siqueira e Guarnieri; em 1998, gravou o CD “Villa-Lobos”. Em março de 2002, a convite do Ministério da Cultura (MinC), gravou, ao vivo, o CD e DVD “Clássicos do Samba”, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
O CD e DVD “Aurora Luminosa”, gravado em 2004, no Salão Nobre do Arquivo Nacional e nos estúdios da Rádio MEC no Rio de Janeiro, foram os primeiros de uma série que integra o projeto Música Brasileira no Tempo, em parceria com o MEC. O lançamento ocorreu em março deste ano, na Sala Cecília Meireles, no Rio, e no Cine Arte UFF, em Niterói, e teve também a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad. “Alma Brasileira” foi gravado no Cine Arte UFF em agosto de 2006.