O Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF lança no dia 11 de dezembro o documentário “Se eles soubessem…”. O filme fala sobre a experiência do Colégio Estadual Guadalajara no trabalho com africanidades e os desafios da implementação da Lei 10.639, que torna obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira nos currículos oficiais do ensino fundamental e do ensino médio. O documentário foi feito em parceria com o Observatório da Juventude e o Programa de Ações Afirmativas, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e financiado pelo edital Uniafro do Ministério da Educação.
O lançamento do documentário será às 18h, na sala Paulo Freire (318), bloco D, Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, em Niterói. A exibição do vídeo será acompanhada de um debate. A professora do Programa de Educação Sobre o Negro na Sociedade Brasileira (Penesb/UFF) Iolanda de Oliveira, coordenadora editorial do programa Salto Para o Futuro da TVE Brasil Bárbara Pereira, um representante do Núcleo de Cultura do Colégio Estadual Guadalajara e a pesquisadora do Observatório Jovem Mônica Sacramento participarão do debate.
Antes do lançamento do documentário, terá início às 14h30 o Seminário Juventude, Escola e Cultura também na sala Paulo Freire, com a participação da professora da Universidade de São Paulo (USP) Marília Sposito, a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Mônica Peregrino e o coordenador do Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF Paulo Carrano.