Os professores Tarcísio Rivello, Haberlandh Sodré e Antônio Fontana – diretor-geral, diretor médico e diretor administrativo, respectivamente – assumiram a diretoria do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap). Nesta terça-feira, 19 de dezembro, em cerimônia no Anfiteatro Argemiro de Oliveira, os novos diretores foram apresentados à comunidade e asseguraram o novo momento pelo qual passará o hospital e a necessidade de uma política de reestruturação.
O professor Tarcísio Rivello falou do papel do Huap no contexto do ensino. “O hospital universitário deve ser uma grande unidade de pesquisa, extensão e ensino. É um enorme campo de treinamento para a graduação e a pós-graduação, onde os alunos incorporam aspectos reflexivos e humanísticos. O Antônio Pedro é uma instituição que extrapola suas atividades. E o trabalho que pretendemos realizar requer a participação de toda a sociedade”, ressaltou, afirmando a importância da Prefeitura de Niterói, assim como das demais que compõem a Região Metropolitana 2 – São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Maricá, Bom Jardim e Tanguá – nesse processo.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Tenório, afirmou que a parceria com o hospital só tende a crescer visto que a verba que vai para os hospitais particulares tende a ser repassada cada vez mais para o Antônio Pedro. “A Prefeitura de Niterói entende que caminhar junto com o Hospital Universitário Antônio Pedro dará mais visibilidade para esta cidade”, ressaltou. Para o reitor da UFF, professor Roberto Salles, essa parceria é fundamental. “Sabemos que uma gestão não depende somente do esforço dos docentes, técnicos e estudantes, mas também da parceria com os órgãos municipais, estaduais e federais. Entendemos que há muito a ser feito para este hospital para que tenha um bom nível de atendimento para aqueles que o procuram”, enfatizou.
Com dívidas há seis meses, relativas a itens que vão desde medicamentos a alimentação, no dia da solenidade de apresentação da diretoria, a nova diretoria evitou uma greve do pessoal de segurança e outra da equipe de limpeza. “Estamos com um valor de R$ 7,5 milhões negativo no faturamento do hospital e um orçamentário de R$ 6 milhões. Temos de trabalhar em prol do Antônio Pedro. É um desafio, mas que dá para ser cumprido”, disse o diretor administrativo Antônio Fontana.
Para o diretor médico Haberlandh Sodré, será preciso prestar o melhor de si pelo Huap. “Assumimos em um momento complicado com relação à saúde, principalmente no Estado do Rio. Coloco-me à disposição para buscar alternativas e soluções para a melhoria deste hospital”, afirmou.
Reitor recebe secretário municipal de Saúde – No dia 14 de dezembro, o reitor Roberto Salles recebeu em seu gabinete o secretário municipal de Saúde, Luiz Tenório, que participou de reunião com o diretor-geral do Huap, Tarcísio Rivello, e o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Sidney Mello. Em pauta, a parceria entre a UFF e a Prefeitura de Niterói na área de saúde.