Notícia

Engenheiro da Petrobrás formado pela UFF recebe o maior prêmio individual da indústria offshore

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O engenheiro Marcos Assayag, do Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes), receberá em 2007 o prêmio máximo da indústria offshore para indivíduos, o troféu Distinguished Achievement Award for Individuals (Prêmio de Distinção ao Indivíduo), da Offshore Technology Conference (OTC). Formado pela Universidade Federal Fluminense, o engenheiro está na Petrobrás desde 1975, onde especializou-se em Engenharia de Equipamentos. Atualmente, é gerente-geral de Engenharia Básica do Cenpes e responsável pela engenharia básica dos projetos de plataformas de petróleo, refinarias, petroquímica e unidades de gás natural.
A OTC é o mais importante fórum da indústria internacional de petróleo e gás natural, e Assayag foi indicado por unanimidade pelo comitê de premiação, por sua enorme contribuição ao desenvolvimento de tecnologias para produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, na qual a Petrobrás é líder mundial.
Ele receberá o prêmio na próxima conferência anual da OTC, em Houston, Texas, em maio de 2007, para a qual são esperadas mais de 50 mil pessoas e duas mil companhias de todo o mundo. O evento reúne os principais gerentes da indústria internacional do petróleo e gás, especialistas do setor, prestadores de serviço, fornecedores, centros de pesquisa e universidades.
O principal tema da conferência anual da OTC é tecnologia offshore de exploração, perfuração, produção e proteção ao meio ambiente. Nessa temática são exibidas as mais recentes inovações em produtos e serviços da atividade de exploração e produção. Durante o evento, são entregues dois prêmios, um para empresas e outro para pessoas que se destacam com contribuições relevantes para a indústria.
O prêmio concedido a Assayag equivale, como reconhecimento, ao que foi recebido pela Petrobrás, como instituição, em 1992 e em 2001. Naquele ano, a empresa recebeu o Prêmio de Distinção à Empresa pelas tecnologias aplicadas ao Campo de Marlim, na Bacia de Campos. Em 2001, as tecnologias utilizadas no Campo de Roncador deram novamente o prêmio da OTC à companhia.

Pular para o conteúdo