O engenheiro Marcos Assayag, do Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes), receberá em 2007 o prêmio máximo da indústria offshore para indivíduos, o troféu Distinguished Achievement Award for Individuals (Prêmio de Distinção ao Indivíduo), da Offshore Technology Conference (OTC). Formado pela Universidade Federal Fluminense, o engenheiro está na Petrobrás desde 1975, onde especializou-se em Engenharia de Equipamentos. Atualmente, é gerente-geral de Engenharia Básica do Cenpes e responsável pela engenharia básica dos projetos de plataformas de petróleo, refinarias, petroquímica e unidades de gás natural.
A OTC é o mais importante fórum da indústria internacional de petróleo e gás natural, e Assayag foi indicado por unanimidade pelo comitê de premiação, por sua enorme contribuição ao desenvolvimento de tecnologias para produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, na qual a Petrobrás é líder mundial.
Ele receberá o prêmio na próxima conferência anual da OTC, em Houston, Texas, em maio de 2007, para a qual são esperadas mais de 50 mil pessoas e duas mil companhias de todo o mundo. O evento reúne os principais gerentes da indústria internacional do petróleo e gás, especialistas do setor, prestadores de serviço, fornecedores, centros de pesquisa e universidades.
O principal tema da conferência anual da OTC é tecnologia offshore de exploração, perfuração, produção e proteção ao meio ambiente. Nessa temática são exibidas as mais recentes inovações em produtos e serviços da atividade de exploração e produção. Durante o evento, são entregues dois prêmios, um para empresas e outro para pessoas que se destacam com contribuições relevantes para a indústria.
O prêmio concedido a Assayag equivale, como reconhecimento, ao que foi recebido pela Petrobrás, como instituição, em 1992 e em 2001. Naquele ano, a empresa recebeu o Prêmio de Distinção à Empresa pelas tecnologias aplicadas ao Campo de Marlim, na Bacia de Campos. Em 2001, as tecnologias utilizadas no Campo de Roncador deram novamente o prêmio da OTC à companhia.