Notícia

Atafona inaugura Casa da Ciência com participação da UFF

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O professor Gilberto Pessanha Ribeiro, do Departamento de Análise Geoambiental da UFF, participou da solenidade de inauguração da Casa da Ciência em Atafona, RJ, dia 27 de dezembro, representando a universidade.

A Casa da Ciência consiste em um oceanário, três aquários, experimentos de física e química, telescópio para observações astronômicas, microscópios para observação de microbiologia da água do mar e das lagunas de Grussaí, Iquipari, Açu e do Salgado, além de pôsteres sobre aspectos da erosão no Pontal de Atafona.

O projeto da Estação Ciência é uma inicativa da Secretaria de Meio Ambiente do município, e tem apoio direto da Uenf e do Cieerj.

A Uerj e a UFF já têm espaço reservado para exposição de material de divulgação das pesquisas sobre a erosão em Atafona, como atividade formal extensionista (produção e intercâmbio de informações).

Em 2007 há novas frentes de trabalho que envolverão levantamentos geodésicos com tecnologia GPS no campo de dunas e também destinados ao monitoramento da erosão marinha na praia do Açu.

Pular para o conteúdo