Notícia

Andifes discute questões orçamentárias

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O presidente da Andifes, reitor Paulo Speller, informou, durante a 88ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno, que esteve reunido, na terça-feira, 28 de novembro, com a consultora jurídica do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, para discutir a respeito do documento elaborado pela associação para ser entregue à Controladoria-Geral da União. Esteve presente ao encontro a coordenadora do Forplad, pró-reitora Adriana Rigon Weska. Ficou agendada para 12 de dezembro uma reunião na CGU para a entrega do documento.
Speller informou, também, a aprovação, pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, da Emenda Andifes para 2007 com valor inicial de R$ 200 milhões. No dia 21 de novembro, a associação encaminhou à deputada federal Neyde Aparecida, presidente da Comissão, a emenda ao Projeto de Lei Orçamentária 2007. Esse valor ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.
Emenda Andifes – Em relação à Emenda Andifes para 2006, a Diretoria Executiva da associação reuniu-se, no início deste mês, com a ministra em exercício das Relações Institucionais, Eva Maria Chiavon, para discutir essa questão e a reforma universitária, Projeto de Lei nº 7200/2006. Estiveram presentes, além de Speller, os reitores Arquimedes Diógenes Ciloni (UFU), Alex Bolonha Fiúza de Mello (UFPA), Alan Kardec Martins Barbiero (UFT) e Naomar Monteiro de Almeida Filho (UFBA). O Ministério da Educação assegurou, ainda na terça-feira, que a Emenda Andifes 2006 será executada até o dia 15 de dezembro.
Reforma Universitária – No dia 21 de novembro, os reitores Paulo Speller, Arquimedes Ciloni e Oswaldo Baptista estiveram reunidos com os deputados federais Gastão Vieira e Paulo Delgado, presidente e relator da Comissão Especial da Reforma Universitária, respectivamente. Os deputados ressaltaram o desejo de levar a diante o trabalho da Comissão e fizeram uma consulta à Andifes sobre o que a associação considera essencial para constar em um substitutivo à Reforma Universitária. A Andifes ressaltou as questões da autonomia e do financiamento, assuntos sempre debatidos pela associação, e se colocou à disposição para participar de reuniões, levando questões e dados importantes para discussão.
MPOG: Portaria 348/2006 e Assistência Médico-odontológica dos servidores das Ifes – Speller informou ainda sobre a Portaria nº 348/2006 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que determina que não serão computadas, para efeito de verificação do quantitativo, as nomeações de candidatos que, aprovados em concurso público para a classe de professor titular, sejam, em consequência, exonerados de uma das demais classes do quadro de pessoal do ensino superior da mesma instituição. A portaria entrou em vigor no dia 23 de novembro.
Ficou agendada, também, pela Andifes, em conjunto com o secretário-executivo do MEC, uma reunião com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, para discutir os recursos orçamentários para Assistência Médico-odontológica dos servidores das Ifes no Orçamento do Tesouro de 2007.
Novo reitor da UFF participa de primeira reunião na Andifes – Speller aproveitou a ocasião para das as boas-vindas ao novo reitor da Universidade Federal Fluminense, professor Roberto Salles, e informar sobre o 1º Seminário da Universidade Nova, que se realiza entre os dias 1º e 2 de dezembro na UFBA, e o Seminário Democratização do Acesso ao Ensino Superior, no dia 13 de dezembro, na sede da Andifes.

Pular para o conteúdo