Notícia

Professora da UFF convidada pela Comunidade Européia participa do “Crossways in European Humanities”

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A professora titular de Teoria da Comunicação da UFF, Maria Cristina Franco Ferraz, foi convidada pela Comunidade Européia e permaneceu por três meses (até 15 de dezembro) como professora e pesquisadora do programa de pós-graduação “Crossways in European Humanities”, qualificado com o importante estatuto “Erasmus Mundus”.

Trata-se de um programa de mestrado em Comunicação e Literatura Comparada que integra as universidades européias de Perpignan (França), Lisboa (Portugal), Saint-Andrews (Escócia), Sheffield (Inglaterra) e Bérgamo (Itália). De setembro a dezembro, Cristina Ferraz ficou responsável por um seminário de pesquisa na Universidade de Perpignan e proferiu diversas conferências nas universidades de Lisboa e Saint-Andrews.

Maria Cristina, docente do Departamento de Estudos Culturais e Mídia do Instituto de Arte e Comunicação Social, trouxe a oportunidade de um convênio entre a UFF e o programa de pós-graduação europeu Erasmus Mundus. Este estará escolhendo, em 2006, uma universidade por continente para estabelecer parceria, e a presença da pesquisadora da universidade, desde o final dos primeiros quinze dias em atividade, permitiu à UFF se tornar forte candidata.

Este programa prevê três bolsas anuais para professores/pesquisadores não-europeus, além de 26 bolsas para estudantes também não-europeus. Do mesmo programa já participa, como bolsista de mestrado, a estudante Simone Paterman Brasil, graduada em Comunicação pela UFF em 2004, e ex-orientanda de iniciação científica de Cristina Ferraz. Ela foi agraciada, em primeiro lugar, com uma das 26 bolsas concedidas pela Comunidade, no contexto do programa “Crossways in European Humanities”, para estudantes não-europeus de 2005.

Pular para o conteúdo