Nos últimos três anos a Petrobrás investiu mais de R$ 10 milhões na UFF. O novo investimento de R$ 1,8 milhão da empresa garantirá a construção de um prédio para um laboratório de inteligência artificial. De acordo com o gerente executivo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras, Carlos Tadeu da Costa Fraga, “essa parceria garante retornos para a UFF com incremento das suas pesquisas e para a empresa, que recebe esse fluxo contínuo de informações”.
Além de desenvolver pesquisa, o ambiente inovador gerado pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Inteligência Artificial e Interação Homem-Máquina da UFF (ADDLabs) propicia a alunos de graduação, mestrado e doutorado obter uma sólida formação acadêmica e profissional.
Com dez anos de funcionamento, o laboratório ganhará, em sete meses, mais espaço físico, hoje sua maior barreira para o crescimento. No lançamento da pedra fundamental das novas instalações, a coordenadora Ana Cristina Bichara Garcia enfatizou que a cerimônia marcava “a vitoriosa parceria entre empresa e universidade para a ampliação das pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias”.
Para o reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, “este é o momento da colheita de frutos dos muitos trabalhos do ADDLabs e do rompimento das barreiras burocráticas para a realização desse tipo de investimento externo”. O reitor lembrou ainda que a universidade deve estar atenta às demandas da sociedade.
O ADDLabs vem colaborando para isso ao desenvolver pesquisas, teses e projetos na área de CAD Inteligente, Documentação Ativa, Sistemas Multiagentes, Interfaces Cooperativas, Aquisição de Conhecimento e Raciocínio Espacial. O laboratório tem como colaboradores, no meio acadêmico, o MIT a PUC-Rio e a Universidade de Stanford, e como seus patrocinadores a Petrobras, o CNPq e a Finep.