Notícia

Parceria garante expansão da pesquisa na UFF. Petrobras investe 1,8 milhão em laboratório

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Nos últimos três anos a Petrobrás investiu mais de R$ 10 milhões na UFF. O novo investimento de R$ 1,8 milhão da empresa garantirá a construção de um prédio para um laboratório de inteligência artificial. De acordo com o gerente executivo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras, Carlos Tadeu da Costa Fraga, “essa parceria garante retornos para a UFF com incremento das suas pesquisas e para a empresa, que recebe esse fluxo contínuo de informações”.

Além de desenvolver pesquisa, o ambiente inovador gerado pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Inteligência Artificial e Interação Homem-Máquina da UFF (ADDLabs) propicia a alunos de graduação, mestrado e doutorado obter uma sólida formação acadêmica e profissional.
Com dez anos de funcionamento, o laboratório ganhará, em sete meses, mais espaço físico, hoje sua maior barreira para o crescimento. No lançamento da pedra fundamental das novas instalações, a coordenadora Ana Cristina Bichara Garcia enfatizou que a cerimônia marcava “a vitoriosa parceria entre empresa e universidade para a ampliação das pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias”.

Para o reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, “este é o momento da colheita de frutos dos muitos trabalhos do ADDLabs e do rompimento das barreiras burocráticas para a realização desse tipo de investimento externo”. O reitor lembrou ainda que a universidade deve estar atenta às demandas da sociedade.

O ADDLabs vem colaborando para isso ao desenvolver pesquisas, teses e projetos na área de CAD Inteligente, Documentação Ativa, Sistemas Multiagentes, Interfaces Cooperativas, Aquisição de Conhecimento e Raciocínio Espacial. O laboratório tem como colaboradores, no meio acadêmico, o MIT a PUC-Rio e a Universidade de Stanford, e como seus patrocinadores a Petrobras, o CNPq e a Finep.

Pular para o conteúdo