O código mundial de ética do Turismo considera que essa ação produz poderosos efeitos, positivos e negativos, no meio ambiente, na economia e na sociedade dos países emissores e receptores de fluxos turísticos. Para refletir sobre esse assunto, muitas vezes evitado pelos turismólogos, os alunos do 4º período, organizaram o 2° Encontro de Turismo da UFF (Entuff), dia 8 de dezembro, que terá como tema os “Impactos do Turismo na Sociedade e no Meio Ambiente”.
“Os impactos que o turismo causa são sempre uma polêmica. Muito se pergunta se o chamado turismo sustentável não seria uma utopia. Para isso e outras coisas que estamos promovendo esse encontro, para refletir sobre o que o turismo pode causar de danos”, explica Gabriele Sobreiro, uma das organizadoras. Especialistas da área, como Denize Vogel, Rosane Prado e Carlos Magno Jr. farão palestras.
Denize Vogel, além de professora acadêmica, traçou planos diretores de turismo em áreas de proteção ambiental. Para entender o impacto do turismo na sociedade, Rosane Prado foi à Ilha Grande e fez sua pesquisa sobre a população local, que tomou ações contra alguns projetos que ameaçavam o ecossistema da ilha. Já Carlos Magno Jr. falará sobre o Projeto Cama e Café, mostrando os resultados positivos para a sociedade. Baseado no bed and break-fast europeu, o projeto Cama e Café incentiva moradores do Rio de Janeiro a destinarem um quarto de suas casas para receber turistas, além de café da manhã. Assim aumenta-se o número e diversidade de pousos, e se cria uma nova fonte de renda para os cariocas.
Com início às 8h, o evento ocorrerá no auditório Milton Santos, no Instituto de Geociências, Campus da Praia Vermelha, Boa Viagem, Niterói.