Até o dia 15 de dezembro, a UFF está recebendo inscrições de estudantes refugiados no Brasil, que desejem iniciar ou retomar seus estudos de terceiro grau. Esta foi uma solicitação da antiga Associação dos Refugiados Africanos no Brasil (Arab), hoje Centro de Defesa dos Direitos Humanos dos Refugiados, aceita e aprovada pelo Comitê de Ensino e Pesquisa da UFF.
Os estudantes inscritos deverão fazer um exame de nivelamento, no dia 8 de janeiro, composto de três provas, português, matemática e redação, com duração de 4h30 e início previsto para as 9h. Os resultados serão divulgados no dia 3 de fevereiro.
Para se inscrever, o candidato deverá comparecer à reitoria da universidade, na Rua Miguel de Frias, 9, 2º andar, levando fotocópia da Carteira de Identificação de Estrangeiro, categoria Refugiado, atualizada; uma foto 3×4 atual e fotocópia do certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.
Para ser considerado habilitado, o candidato deverá obter nota igual ou superior a cinco, desde que, em nenhuma das provas, tenha tirado nota inferior a três.