Notícia

2° Entuff discute os impactos do turismo

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

No dia 8 de dezembro realizou-se na universidade o 2° Encontro de Turismo da UFF (Entuff), que teve como tema os “Impactos do Turismo na Sociedade e no Meio Ambiente”, no Auditório Milton Santos, no Instituto de Geociências. O evento foi organizado pelos alunos do 4° período do curso de Turismo, que pertencem à disciplina Organização de Eventos 2, ministrada pela professora Rutelena de Lacerda Simas. Estiveram presentes e proferiram palestra Denize Vogel, Rosane Prado e Carlos Magno Júnior.

“Os impactos que o turismo causa são sempre uma polêmica. Muito se pergunta se o chamado turismo sustentável não seria uma utopia. É para isso e outras coisas que estamos promovendo esse encontro, para refletir sobre o que o turismo pode causar de danos”, explica Gabriele Sobreiro, uma das organizadoras.

A professora Denize Vogel traçou planos diretores de turismo em áreas de proteção ambiental. Para entender o impacto do turismo na sociedade, Rosane Prado foi à Ilha Grande e pesquisou sobre a população local, que tomou ações contra alguns projetos que ameaçavam o ecossistema da ilha. Já Carlos Magno Júnior falou sobre o Projeto Cama e Café, mostrando os resultados positivos para a sociedade. Baseado no bed and breakfast europeu, o programa incentiva moradores do Rio de Janeiro a destinarem um quarto de suas casas para receber turistas, oferecendo café da manhã. Assim, aumenta-se o número e diversidade de pousos e se cria uma nova fonte de renda para os cariocas.

Pular para o conteúdo