A UFF tem o que comemorar. Neste mês aniversariam a Escola de Enfermagem (60 anos), a Faculdade de Medicina (79 anos), o Hospital Universitário Antônio Pedro (54 anos) e a própria universidade (44 anos). Além disso, o aumento da procura pelos cursos e o credenciamento da instituição em programas do governo federal surgem como boas novas, em especial na área de saúde.
O curso de Medicina, que é o mais concorrido do vestibular, tem este ano uma relação de 41,85 candidatos por vaga, 10% superior à do ano passado. A primeira fase do concurso 2005 teve o menor índice de faltosos dos últimos seis anos. E o número de inscritos – 51.635 – foi recorde. O vice-reitor Antônio José dos Santos Peçanha afirma que é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido no seio acadêmico: “Uma das melhores formas de avaliação vem da própria sociedade. Isto podemos ver pelo aumento do número de candidatos no vestibular de nossa universidade.”
E as boas novas não param por aí. Os ministérios da Saúde e da Educação certificaram o Antônio Pedro como hospital de ensino. O único hospital universitário do país com setor de emergência em funcionamento, ele também foi credenciado no QualiSUS, programa do governo destinado a melhoria no atendimento. O Huap, com 54 anos de tradição, é referência em várias áreas de pesquisa.