Notícia

Projeto da UFF é premiado pela Unesco

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O Projeto Diversidade na Universidade acaba de ser premiado pela Unesco depois de ter recebido o prêmio do MEC para Projetos Inovadores de Curso (PICs), realizado em todo o Brasil em junho deste ano. A visibilidade da premiação do MEC contribuiu para o reconhecimento e a premiação dada pela Unesco.

O trabalho é resultado de uma parceria entre os cursos de Pré-Vestibular Popular da Engenharia e do Pré-Vestibular Social da UFF – Oficina do Saber do “Mequinho”, que já existem há cinco e quatro anos, respectivamente, e contam com o trabalho voluntário de alunos da UFF que trabalham como professores. Segundo o professor Plácido Barbosa, da Faculdade de Engenharia, um dos coordenadores do projeto, o modelo proposto contempla a população de baixa renda e sugere que os professores sejam remunerados e que também os alunos recebam apoio financeiro.

Os cursos funcionam de janeiro a dezembro e têm como objetivo servir de opção aos alunos de escolas públicas que não podem pagar por um pré-vestibular particular. A procura por esses cursos tem sido enorme e nos últimos três anos o número de inscritos no processo seletivo foi de 600, 1,3 mil e 2,8 mil alunos, para cada ano. Atualmente, atendem a 214 alunos em quatro turmas e contam com quatro salas de aula e um quadro de 44 alunos voluntários (professores). Ainda participam quatro professores da UFF e um técnico-administrativo.

Pular para o conteúdo