Notícia

ANP avalia cursos da UFF

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O Laboratório de Geologia Marinha (Lagemar) e o Departamento de Biologia Marinha participaram, no dia 15 de dezembro, da Reunião Anual de Avaliação do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo (PRH-ANP). O evento teve como objetivo fazer um balanço das atividades desenvolvidas pelos alunos e docentes da pós-graduação em Geologia e Geofísica Marinha, integrantes do projeto, e apresentar as diretrizes para o ano de 2005.
A reunião contou com a presença do reitor Cícero Mauro Fialho Rodrigues, do secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jefferson Silveira Martins, do coordenador-geral do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico da ANP, Raimar Van Der Bylaardt, do coordenador da ANP, André Luís Ferrari, e da representante do Departamento de Geologia da UFF, Isa Brehme.
O Programa de Recursos Humanos, uma parceria entre a ANP e o Ministério da Ciência e Tecnologia, foi lançado em 1999, desenvolvido com base na Lei 9.478, de 1997, que atribui à agência a tarefa de estimular a pesquisa e a adoção de novas tecnologias na exploração, produção, transporte, refino e processamento.
Dados de 2003 indicam que 33 dos 53 estudantes da UFF que participaram do PRH atuam em empresas petrolíferas da área de exploração e serviços. Os outros alunos ocupam cargos em órgãos federais ou instituições de ensino e pesquisa.
A UFF foi a 11ª instituição de ensino a participar do PRH, em 1999.Desde então, foram concedidas 27 bolsas para alunos da graduação e do mestrado. Deste total, 19 alunos já se formaram e 18 atuam no setor petrolífero.

Pular para o conteúdo