A UFF sediou na terça-feira, 6 de novembro, com apoio da Reitoria e da Escola de Engenharia, o Seminário Internacional Universidade, Empreendedorismo e Inovação no auditório da Escola de Engenharia. A solenidade que marcou o início do evento reuniu o reitor Roberto Salles; o vice-reitor Emmanuel Andrade; o assessor para Assuntos Internacionais, Jorge João Abrão; o diretor da Escola de Engenharia, Hermano José Oliveira Cavalcanti; o coordenador do seminário, professor e assessor do reitor em Políticas de Inovação, José Manoel Carvalho de Mello; o presidente da Firjan Regional Leste, Luiz Césio Caetano; o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Eugenius Kaszkurewicz; o secretário-executivo da Redetec, Armando Clemente; o assessor de Assuntos Internacionais do Sebrae, Álvaro Albuquerque.
Jorge João Abrão citou que, em lista recente publicada pela revista norte-americana “Time”, das 200 melhores universidades do mundo, nenhuma é brasileira. Complementando, Armando Clemente lembrou que o Sebrae e a Firjan são parceiros das universidades e que é muito importante que se crie uma agenda de inovação e emprendedorismo para o século XXI no Rio de Janeiro.
O professor e assessor José Manoel de Mello proferiu palestra de abertura sobre empreendedorismo e inovação na universidade brasileira. Ele salientou a importância de se estreitar o relacionamento entre a universidade e as empresas e de um aumento no percentual de jovens inseridos no ensino superior. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFF, Humberto Fernandes Machado, expôs painel sobre experiências internacionais na área.
Também participaram do encontro representantes de universidades nacionais (USP, UFRJ, e PUC–RJ) e de universidades estrangeiras (Cuba, Itália, Espanha e Inglaterra). A competitividade, a capacitação tecnológica e a inovação como papel da universidade e a excelência acadêmica e o mercado foram debatidos.
No fim do evento, o coordenador acadêmico da Incubadora de Empresas da UFF, Sérgio Mecena, ministrou palestra sobre empreendedorismo e inovação na universidade. O encerramento oficial foi feito pelo vice-reitor Emmanuel Andrade.