Notícia

Seminário internacional sobre empreendedorismo é realizado na Escola de Engenharia

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A UFF sediou na terça-feira, 6 de novembro, com apoio da Reitoria e da Escola de Engenharia, o Seminário Internacional Universidade, Empreendedorismo e Inovação no auditório da Escola de Engenharia. A solenidade que marcou o início do evento reuniu o reitor Roberto Salles; o vice-reitor Emmanuel Andrade; o assessor para Assuntos Internacionais, Jorge João Abrão; o diretor da Escola de Engenharia, Hermano José Oliveira Cavalcanti; o coordenador do seminário, professor e assessor do reitor em Políticas de Inovação, José Manoel Carvalho de Mello; o presidente da Firjan Regional Leste, Luiz Césio Caetano; o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Eugenius Kaszkurewicz; o secretário-executivo da Redetec, Armando Clemente; o assessor de Assuntos Internacionais do Sebrae, Álvaro Albuquerque.

Jorge João Abrão citou que, em lista recente publicada pela revista norte-americana “Time”, das 200 melhores universidades do mundo, nenhuma é brasileira. Complementando, Armando Clemente lembrou que o Sebrae e a Firjan são parceiros das universidades e que é muito importante que se crie uma agenda de inovação e emprendedorismo para o século XXI no Rio de Janeiro.

O professor e assessor José Manoel de Mello proferiu palestra de abertura sobre empreendedorismo e inovação na universidade brasileira. Ele salientou a importância de se estreitar o relacionamento entre a universidade e as empresas e de um aumento no percentual de jovens inseridos no ensino superior. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFF, Humberto Fernandes Machado, expôs painel sobre experiências internacionais na área.

Também participaram do encontro representantes de universidades nacionais (USP, UFRJ, e PUC–RJ) e de universidades estrangeiras (Cuba, Itália, Espanha e Inglaterra). A competitividade, a capacitação tecnológica e a inovação como papel da universidade e a excelência acadêmica e o mercado foram debatidos.

No fim do evento, o coordenador acadêmico da Incubadora de Empresas da UFF, Sérgio Mecena, ministrou palestra sobre empreendedorismo e inovação na universidade. O encerramento oficial foi feito pelo vice-reitor Emmanuel Andrade.

Pular para o conteúdo