Notícia

Recital no ICHF homenageia Maiakóvski. Cineclube segue Mostra de Cinema Soviético

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Dando continuidade às atividades em comemoração aos 90 anos da Revolução Russa, iniciadas em outubro com uma mostra de cinema soviético (confira a programação ao lado), o Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) realizará o Recital de Poesia Revolucionária em Homenagem a Maiakóvski, dia 8 de novembro, a partir das 19h, em sua Galeria de Artes, com entrada livre. Às 17h30, a movimentação começa do outro lado da Baía de Guanabara, na Praça XV, onde os poetas do Rio se concentrarão para pegar a barca que os conduzirá a Niterói numa travessia poética.
O evento contará com a presença de diversos poetas que movimentam o cenário da poesia carioca, em eventos como CEP 20.000 (Chacal), Poesia Voa (Tavinho Paes), Conversa Portátil (Pedro Lage), Filé de Peixe (Alex Topini e Felipe Cataldo), Ratos di Versos (Juliana Hollanda, Daniel Soares, Dudu Pererê, Dalberto Gomes, Marcelo Nietzsche e Carluxo), e do grupo Os Sete Novos (Augusto de Guimaraens Cavalcanti).
Haverá ainda a participação da poeta e jornalista Cristina Terra, fundadora do Movimento Pró-Maiakóvski e propagadora do trabalho do poeta, e dos músicos Cláudio Salles e Guto Beluco. As projeções de imagens da época, filmes e cartazes ficarão por conta de Maurição Antoun. Os poetas falarão poemas de Maiakóvski, poemas revolucionários de outros autores e de própria autoria. A coordenação é da curadora da Galeria, a poeta Beatriz Tavares.
Poeta da revolução – Vladimir Maiakóvski (1893-1930), chamado “o poeta da revolução”, esteve engajado na construção do processo revolucionário da nascente União Soviética, e também na revolução de sua própria arte, se configurando não só num dos maiores poetas russos, como também de todo o mundo.
A Galeria de Artes do ICHF fica no Campus do Gragoatá da UFF, Bloco O, térreo.

Pular para o conteúdo