Dando continuidade às atividades em comemoração aos 90 anos da Revolução Russa, iniciadas em outubro com uma mostra de cinema soviético (confira a programação ao lado), o Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) realizará o Recital de Poesia Revolucionária em Homenagem a Maiakóvski, dia 8 de novembro, a partir das 19h, em sua Galeria de Artes, com entrada livre. Às 17h30, a movimentação começa do outro lado da Baía de Guanabara, na Praça XV, onde os poetas do Rio se concentrarão para pegar a barca que os conduzirá a Niterói numa travessia poética.
O evento contará com a presença de diversos poetas que movimentam o cenário da poesia carioca, em eventos como CEP 20.000 (Chacal), Poesia Voa (Tavinho Paes), Conversa Portátil (Pedro Lage), Filé de Peixe (Alex Topini e Felipe Cataldo), Ratos di Versos (Juliana Hollanda, Daniel Soares, Dudu Pererê, Dalberto Gomes, Marcelo Nietzsche e Carluxo), e do grupo Os Sete Novos (Augusto de Guimaraens Cavalcanti).
Haverá ainda a participação da poeta e jornalista Cristina Terra, fundadora do Movimento Pró-Maiakóvski e propagadora do trabalho do poeta, e dos músicos Cláudio Salles e Guto Beluco. As projeções de imagens da época, filmes e cartazes ficarão por conta de Maurição Antoun. Os poetas falarão poemas de Maiakóvski, poemas revolucionários de outros autores e de própria autoria. A coordenação é da curadora da Galeria, a poeta Beatriz Tavares.
Poeta da revolução – Vladimir Maiakóvski (1893-1930), chamado “o poeta da revolução”, esteve engajado na construção do processo revolucionário da nascente União Soviética, e também na revolução de sua própria arte, se configurando não só num dos maiores poetas russos, como também de todo o mundo.
A Galeria de Artes do ICHF fica no Campus do Gragoatá da UFF, Bloco O, térreo.