Notícia

Pós-Graduação em Computação comemora nota 5 na avaliação da Capes

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O Programa de Pós-Graduação em Computação (PGC) do Instituto de Computação, com seus cursos de mestrado e doutorado, foi promovido para o seleto grupo de programas avaliados com a nota 5 pela Capes – a máxima é 7. A comunidade do instituto recebeu a notícia com entusiasmo, segundo o diretor da unidade, Mauricio Kischinhevsky.

“É o reconhecimento de um esforço institucional muito grande, com empenho dos docentes, discentes e técnicos-administrativos e, como conseqüência, poderá propiciar maior acesso a linhas de fomento das agências financiadoras, por vezes disponibilizadas prioritariamente para os programas mais destacados do Brasil (com nota 5 ou superior)”, afirma Kischinhevsky.

O PGC teve início há 12 anos, com o mestrado (por meio de duas iniciativas que posteriormente se harmonizaram em um só projeto), e progrediu para a criação do doutorado em 2002, como evolução natural após atingir a avaliação 4 da Capes. O programa já formou mais de 220 mestres e cinco doutores em Computação, e tem atualmente um total aproximado de 130 discentes.

Para demonstrar a dimensão do feito, Kischinhevsky destaca que a Computação da UFF foi alçada para um grupo de apenas nove programas em Ciência da Computação que têm notas 5 ou 6 (não há, no momento, curso com nota 7): PUC-Rio, Coppe/UFRJ, USP-SP, Unicamp, UFMG, USP-SCarlos, UFRGS, UFPE; e todos esses têm pelo menos o dobro de tempo de funcionamento. “A Computação da UFF está orgulhosamente no seleto ‘clube’ dos 20% melhores cursos do Brasil”, conclui.

Pular para o conteúdo