Notícia

Pesquisadores da UFF são contemplados em mais três programas da Faperj

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A Faperj – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – divulgou os resultados dos editais para mais três programas: Pensa Rio, Prioridade Rio e Apoio à Melhoria do Ensino nas Escolas Públicas do Rio de Janeiro. No total, 18 pesquisadores da UFF foram contemplados. Confira a lista dos programas e pesquisadores da UFF, com os respectivos projetos:

Pensa Rio (Apoio ao estudo de temas relevantes e estratégicos do Rio de Janeiro):

– Heraldo Silva da Costa Mattos – “Análise Termo-Mecânica de Materiais Poliméricos e Compósitos Poliméricos”

– Lucia Maria de Assumpção Drummond – “Redes em Malha e Comunicação em Grupo como Suporte à Inclusão Digital no Estado do Rio de Janeiro”

– Luiz Satoru Ochi – “Melhorando a qualidade de serviços através de Sistemas Inteligentes”

– Mucio Amado Continentino – “Novos Materiais Magnéticos e Aplicações: Informação Quântica, Liquefação Magnética e Supercondutividade”

– Paulo Rangel Rios – “Modelagem e simulação de processos e fenômenos em engenharia”

– Walter Lilenbaum – “Diagnóstico Avançado da Tuberculose Bovina no Rio de Janeiro: Abordagens Bacteriológicas, Imunológicas e Moleculares, com tipificação de isolados locais”

Prioridade Rio (Apoio ao estudo de temas prioritários para o Governo do Estado do Rio de Janeiro):

– Eliani Spinelli – “Quantificação de Fármacos Antidepressivos em Sangue Total por Cromatografia a Gás de Alta Resolução (CGAR-FID)”

– Luise Gomes da Motta – “Saúde Bucal da População Carcerária do Estado do Rio de Janeiro”

– Orlando Gomes Loques Filho – “Aplicando técnicas de Computação Ubíqua e Pervasiva a Aplicação de Tele-saúde”

– Silvia Maria Sella – “Impacto sobre o Ambiente Urbano dos Metais Pesados Liberados durante a Lavagem de Veículos”

– Simone de Lima Martins – “Transporte Escolar e Localização de Escolas”

Programa Apoio à melhoria do ensino nas Escolas Públicas do RJ:.

– Angélica Carvalho Di Maio – “Geoidea – Geotecnologia como instrumento da inclusão digital e educação ambiental”

– Carmen Lúcia Vidal Pérez – “Injustiças Cognitivas: ressignificando os conceitos de cognição, aprendizagem e saberes no cotidiano escolar”

– João Baptista Bastos – “Educação Popular, Currriculo e Culturas: Uma Proposta de Pesquisa e Formação de Professores da Escola Municipal Barro Branco em Duque de Caxias”

– Marco Aurélio Pereira Sampaio – “Melhoria do ensino de Biologia Humana e Animal em escolas públicas estaduais do município de Niterói mediante aperfeiçoamento de professores e utilização de material didático produzido no Departamento de Morfologia da UFF”

– Moacelio Veranio Silva Filho – “Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na Educação Profissional de Jovens e Adultos (EJA) – Avaliação do Potencial de Aplicação da PBL: Um estudo de caso na capacitação de professores do município de Araruama”

– Moemy Gomes de Moraes – “Aprendendo e ensinando com as plantas: Propostas para o ensino fundamental”

– Sonia Regina Alves Nogueira de Sá – “Da gênese à aplicação: criando condições para ativar Laboratórios de Química e de Física no Ensino Médio”

Pular para o conteúdo