A Faperj – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – divulgou os resultados dos editais para mais três programas: Pensa Rio, Prioridade Rio e Apoio à Melhoria do Ensino nas Escolas Públicas do Rio de Janeiro. No total, 18 pesquisadores da UFF foram contemplados. Confira a lista dos programas e pesquisadores da UFF, com os respectivos projetos:
Pensa Rio (Apoio ao estudo de temas relevantes e estratégicos do Rio de Janeiro):
– Heraldo Silva da Costa Mattos – “Análise Termo-Mecânica de Materiais Poliméricos e Compósitos Poliméricos”
– Lucia Maria de Assumpção Drummond – “Redes em Malha e Comunicação em Grupo como Suporte à Inclusão Digital no Estado do Rio de Janeiro”
– Luiz Satoru Ochi – “Melhorando a qualidade de serviços através de Sistemas Inteligentes”
– Mucio Amado Continentino – “Novos Materiais Magnéticos e Aplicações: Informação Quântica, Liquefação Magnética e Supercondutividade”
– Paulo Rangel Rios – “Modelagem e simulação de processos e fenômenos em engenharia”
– Walter Lilenbaum – “Diagnóstico Avançado da Tuberculose Bovina no Rio de Janeiro: Abordagens Bacteriológicas, Imunológicas e Moleculares, com tipificação de isolados locais”
Prioridade Rio (Apoio ao estudo de temas prioritários para o Governo do Estado do Rio de Janeiro):
– Eliani Spinelli – “Quantificação de Fármacos Antidepressivos em Sangue Total por Cromatografia a Gás de Alta Resolução (CGAR-FID)”
– Luise Gomes da Motta – “Saúde Bucal da População Carcerária do Estado do Rio de Janeiro”
– Orlando Gomes Loques Filho – “Aplicando técnicas de Computação Ubíqua e Pervasiva a Aplicação de Tele-saúde”
– Silvia Maria Sella – “Impacto sobre o Ambiente Urbano dos Metais Pesados Liberados durante a Lavagem de Veículos”
– Simone de Lima Martins – “Transporte Escolar e Localização de Escolas”
Programa Apoio à melhoria do ensino nas Escolas Públicas do RJ:.
– Angélica Carvalho Di Maio – “Geoidea – Geotecnologia como instrumento da inclusão digital e educação ambiental”
– Carmen Lúcia Vidal Pérez – “Injustiças Cognitivas: ressignificando os conceitos de cognição, aprendizagem e saberes no cotidiano escolar”
– João Baptista Bastos – “Educação Popular, Currriculo e Culturas: Uma Proposta de Pesquisa e Formação de Professores da Escola Municipal Barro Branco em Duque de Caxias”
– Marco Aurélio Pereira Sampaio – “Melhoria do ensino de Biologia Humana e Animal em escolas públicas estaduais do município de Niterói mediante aperfeiçoamento de professores e utilização de material didático produzido no Departamento de Morfologia da UFF”
– Moacelio Veranio Silva Filho – “Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na Educação Profissional de Jovens e Adultos (EJA) – Avaliação do Potencial de Aplicação da PBL: Um estudo de caso na capacitação de professores do município de Araruama”
– Moemy Gomes de Moraes – “Aprendendo e ensinando com as plantas: Propostas para o ensino fundamental”
– Sonia Regina Alves Nogueira de Sá – “Da gênese à aplicação: criando condições para ativar Laboratórios de Química e de Física no Ensino Médio”