Com presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, foi concluído na sexta-feira, 23, o 2º Congresso Estadual de Educação (Coed), no Complexo Esportivo Caio Martins. O reitor da UFF, professor Roberto Salles, também participou do evento, bem como o secretário estadual de Educação, Nelson Maculan; do Prefeito de Niterói, Godofredo Pinto; do secretário de Educação de Niterói, Waldeck Carneiro; e do representante do MEC no Rio de Janeiro, Cícero Rodrigues, ex-reitor da UFF.
O 2º Coed votou as propostas deliberadas por 92 municípios que, divididos em sete pólos regionais (Niterói, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Três Rios, Cabo Frio, São João da Barra e Volta Redonda), realizaram fóruns para avaliar e definir metas para a educação em quinze áreas. Entre elas estão educação infantil, educação prisional e educação indígena.
O Pólo 1 foi representado por Niterói, abrangendo os municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Cachoeiras de Macacu, Tanguá e Rio de Janeiro. Entre as metas definidas pelo Pólo 1 no congresso estão a garantia de nove anos de duração do ensino fundamental obrigatório e a expansão da oferta de educação infantil nas redes municipais.