O grupo de trabalho (GT) aprovado pelo Conselho Universitário (CUV) para a formulação de um projeto autônomo da UFF para a sua expansão e reestruturação, encaminha à comunidade universitária um documento preliminar para o recebimento de sugestões e críticas, as quais podem ser encaminhadas para o e-mail alberto@economia.uff.br até o dia 26 de novembro. Os membros do GT solicitam que os diretores de unidade enviem, também até o dia 26 de novembro, seus ante-projetos específicos de expansão. O prazo curto se justifica pela necessidade de que a UFF, possa, no menor prazo possível, apresentar projeto para solicitar os recursos disponíveis no MEC para expansão e reestruturação.
Na última quarta-feira, 23, o grupo de trabalho reuniu-se na Sala dos Conselhos, na Reitoria, para discutir a proposta preliminar do projeto de expansão da UFF. A próxima reunião do GT está marcada para o dia 26 de novembro, às 9h, no mesmo local.
O grupo é formado por três docentes, três técnico-administrativos e dois estudantes. Na última reunião, participaram também 15 diretores de unidade.
A composição do grupo é a seguinte: docentes – Maria Felisberta Baptista da Trindade (presidente), Roberto Bechara Muniz (secretário) e Alberto Di Sabbato; técnico-administrativos – Edson Luiz Dias da Fonseca, Leonardo Vargas da Silva e Ubiratan Rohan; estudantes – Gabriel Monatte e Graziela Cupello.
Algumas idéias e informações apresentadas na reunião do GT com diretores de unidade:
a) Foi proposto retirar do projeto da UFF quaisquer tabelas que estabeleçam metas futuras, rígidas, propondo, ao contrário, a previsão de metas a serem estabelecidas e repactuadas anualmente.
b) Prever no projeto um programa de expansão para os cursos de graduação e pós-graduação, incluindo um “kit enxoval” para cada curso novo ou que tenha expandido vagas.
c) Programa de incentivo à reestruturação com melhoria de qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação.
d) Previsão no orçamento do projeto das bolsas discentes.
e) Estudo da evasão e da retenção, com prazo para apresentação de relatório.
f) Estudo das possibilidades de expansão com prazo de até um ano para ter um relatório e projeto completo a ser aprovado no CUV.
g) Estudo e elaboração de projeto de interiorização, com prazo definido para apresentação ao CUV.
h) Comissão de priorização e formulação de critérios e decisão na alocação de recursos para apresentação ao CUV para decisão.
i) Rever oportunidades para os alunos de mais bolsas de apoio técnico, estágios e treinamento.
j) Atendimento psíquico-pedagógico e médico-odontológico aos estudantes.
l) Apresentar no projeto metas mais explícitas para assistência estudantil.