Pular para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Notícia

Filme sobre comunidade quilombola em Angra será lançado na Agenda Acadêmica, nesta quarta, dia 28

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O lançamento do filme “Bracuí: velhas lutas, jovens histórias”, seguido de debate com os professores Paulo Carrano e Elaine Monteiro, será feito no dia 28 de novembro, às 14h, no Teatro da UFF, dentro da programação da Agenda Acadêmica 2007. Haverá também apresentação da roda de jongueiros do município de Miracema. A realização é do Observatório Jovem da UFF e da Pós-Graduação em Educação, com apoio do CNPq, UFF e Faperj.
O filme trata da comunidade Quilombola Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis, às margens da rodovia Rio-Santos. Desde os anos 1960 os moradores travam lutas contra grileiros e condomínios de luxo para se manter nas terras herdadas de seus antepassados. Antigos e jovens moradores compartilham memórias, experiências e projetos e se associam para a conquista da titulação da terra como território quilombola e para construir alternativas de desenvolvimento comunitário.
As narrativas revelam o processo de construção de identidades negras e quilombolas que não se faz sem contradições e não é vivido da mesma maneira por todos. No diálogo intergeracional os jovens do quilombo revelam o compromisso com a herança que envolve a continuidade da luta e a renovação da cultura da dança do jongo.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.