A Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura de Niterói promovem 23 a 29 de novembro a sexta edição do Araribóia Cine, um festival de cinema brasileiro e temático que vem trazer para Niterói o melhor da produção de curtas e longas metragens, nesta edição focados no tema “Que país é esse?”.
A terra de Araribóia receberá cineastas de todo o Brasil para debater seus filmes ao lado de nomes de reconhecida competência no meio audiovisual brasileiro.
Nesta edição, as sessões organizadas em torno do tema “Que país é esse?” terão como foco as utopias. O sertão nordestino, o sertão que vira mar, as promessas de um novo mundo, a questão indígena, a periferia, as cidades e os personagens utópicos, serão tema do debate.
O 6º Araribóia Cine – Festival de Niterói terá sessões no MAC (às 17h), no Cine Arte UFF (às 20h) e no Museu do Ingá (às 15h). A entrada é franca.
Também será feita uma homenagem ao ator Arduíno Colasanti, personagem ilustre do cinema brasileiro e morador da cidade.
O Araribóia Cine conta com o patrocínio da Petrobras, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Fundação Euclides da Cunha.