Na programação da Agenda Acadêmica 2007, cujo tema este ano é “Ações Humanas: O Efeito Dominó”, serão realizadas diversas mesas-redondas no Teatro da UFF, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí. Confira a programação e os palestrantes:
Dia 26/11 – 18h
Abertura da Agenda Acadêmica
Conferência sobre o tema “Ações Humanas: o Efeito Dominó”
Conferencistas:
Michel Perreault – Bacharel em Artes, bacharel especialista e doutor em Sociologia, professor da Universidade de Montreal e professor visitante da UFRJ. Pós-doutor pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Medicina e Ciências Sociais (Cermes), Paris, França, sob a orientação de Claudine Herzlich.
Richard Rasmussen – Biólogo, que apresenta há três anos o quadro “Selvagem ao Extremo” no programa “Domingo Espetacular”, da Rede Record, sobre meio ambiente.
Dia 27/11 – 18h
– Mesa-redonda: “Violência e Preconceito – Estratégias no combate à violência: tráfico de drogas e discriminação baseada em raça, etnia, deficiência, e outros atributos humanos”
– Moderador: Prof. João Bosco Hora Góis – Graduado, mestre e doutor em Serviço Social, professor da Universidade Federal Fluminense.
– Debatedor: André Augusto Pereira Brandão – Doutor em Sociologia, professor da universidade Federal Fluminense.
– Palestrantes:
Maria de Nazaré Tavares Zenaide – Psicóloga, mestre em Serviço Social, doutoranda em Educação, professora da Universidade Federal da Paraíba
Romeu K. Sassaki – Consultor de inclusão social e autor dos livros “Inclusão: construindo uma sociedade para todos” (5ª ed., Rio de Janeiro: WVA, 2003) e “Inclusão no lazer e turismo: em busca da qualidade de vida” (São Paulo, Áurea, 2003)
Luiz Síveres – Graduado em Filosofia, mestre em Educação, doutor em Desenvolvimento Sustentável, pró-reitor de Extensão da Universidade Católica de Brasília.
Perly Cipriano – Subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos Ficou conhecido pela participação ativa na greve de fome dos prisioneiros políticos na penitenciária Frei Caneca, no Rio de Janeiro. No dia 9 de maio de 2007, recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília.
Marcelo Freixo – Professor de História. Foi, de 1993 a 1995, diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro) de São Gonçalo e Niterói. Em quase 20 anos de trajetória, coordenou inúmeros projetos educativos no sistema penitenciário, presidiu o Conselho da Comunidade da Comarca do Rio de Janeiro e destacou-se como coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Alerj. Atualmente, é deputado estadual pelo PSOL (RJ).
Dia 28/11 . 18h
Meio ambiente – “Estratégias para a Sobrevivência do Meio Ambiente”
– Moderador e debatedor: Julio César Wasserman – Doutor em Oceanologia pela Université de Bordeaux I em 1990 e pós-doutor em Química Ambiental pela Université de Pau et des Pays de l’Adour em 1999. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal Fluminense e coordenador da Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
– Pastelantres:
Carlos Minc – Professor-adjunto do Departamento de Geografia da UFRJ, obteve o mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Lisboa (1978) e doutorou-se em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris I – Sorbonne (1984). Reeleito para o sexto mandato consecutivo, com 80 mil votos, o deputado estadual Carlos Minc tem sua atuação parlamentar e social voltada para a conquista de uma melhor qualidade vida para a população. Atualmente, está no exercício de secretário de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro.
José Aires – Geólogo, mestre em Geologia, doutor em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense. É membro-fundador da Academia Brasileira de Meio Ambiente e do corpo editorial da revista “Tecnologia Ambiental”, do Cetem/MCT, onde foi admitido por concurso, em primeiro lugar. Atualmente, exerce suas atividades na Petrobras/Abastecimento no Comperj – Gerência de Relacionamento Externo, na função de consultor de negócio.
Luiz Firmino Martins Pereira – Arquiteto urbanista, mestre em Ciência Ambiental e doutor em Geografia pela UFF com extensão na Universidade de Maryland, EUA. Funcionário de carreira da Feema desde 1982, em 2000 viabilizou a criação do Consórcio Intermunicipal para Gestão Ambiental das Bacias da Região dos Lagos e Rio São João, organismo de bacia que coordena a articulação dos projetos de gestão e recuperação ambiental da região, no qual exerce o papel de secretário-executivo. Exerce ainda as funções de secretário do Comitê de Bacias Lagos São João e secretário-executivo da Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob). Atualmente, exerce a vice-presidência da Serla (órgão gestor dos recursos hídricos do Estado do Rio de Janeiro).
Oscar Fernando Marmolejo Roldan – Doutor em Engenharia, assessor técnico principal da ONU-Hábitat.
Dia 29/11 – 18h
Tecnologia – “O avanço da tecnologia e sua implicação na vida: clonagem, células-tronco, alimentos transgênicos e outras intervenções”
– Moderador: Rita Leal Paixão – Graduada em Medicina Veterinária e Ciência Ambiental, mestre em Medicina Veterinária e doutora em Saúde Pública na linha de bioética, professora e diretora do Instituto Biomédico.
– Debatedor: José Granjeiro – Dentista, mestre em Biologia Celular e Estrutural, doutor e pós-doutor em Química.
– Palestrantes:
Wilson Savino – Biólogo, mestre em Histologia e Embriologia, doutor em Ciências (Biologia Celular e Tecidual), pós-doutor em Imunologia Celular, pesquisador titular e chefe do Laboratório de Pesquisas sobre o Timo na Fundação Oswaldo Cruz, membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Desenvolve pesquisas em imunologia celular, citologia e biologia celular e filogenia do sistema imune.
Hans Rocha Dohmann – Médico, mestre e doutor em Cardiologia, professor na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia, diretor-geral do Instituto Nacional da Cardiologia. Atualmente, desenvolve pesquisas em terapia gênica.
João Carlos Azuma – Advogado, mestre em Direito do Estado, membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, Membro da Oscip Pesquisadores sem Fronteiras, membro da Associação dos Advogados de São Paulo. Atualmente, atua como gerente de Assuntos Regulatórios do Departamento de Economia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
Rubens Onofre Nodari – Graduado e mestre em Agronomia, doutor em Genética Vegetal, área em que desenvolve pesquisas, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina.
Dia 30/11 – 14h
Mesa de encerramento:
“Apresentando resultados”
– Moderador: Lívia Maria dos Reis Teixeira – Doutora, professora do Setor de Língua e Literatura Espanhola, diretora do Instituto de Letras.
– Debatedor: Altair Souza de Assis – Graduado, mestre e doutor e pós-doutor em Física, professor da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas em teoria cinética para plasmas limitados e aceleração de partículas carregadas.
– Palestrantes: Convidados de projetos