Em homenagem ao Dia da Bandeira, a UFF realizou, nos jardins da Reitoria, a cerimônia de hasteamento das bandeiras brasileira, pelo o reitor Roberto de Souza Salles; do Estado do Rio de Janeiro, pelo vice-reitor Emmanuel Paiva de Andrade; e da UFF, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Humberto Machado.
Estiveram presentes membros da comunidade acadêmica. O reitor disse que este dia foi “especial e emocionante, e um privilégio hastear a bandeira brasileira. Gostaria que resgatássemos este momento formal várias vezes na UFF”.
Instituída por Decreto em 4 de novembro de 1889, a bandeira brasileira teve a definição de seu uso e modelo oficial atualizado pelo Decreto 5.700 de 1° de setembro de 1971.
A primeira bandeira republicana do Brasil, confeccionada por Flora Simas de Carvalho a convite do marechal Deodoro da Fonseca, subiu ao mastro pela primeira vez na Aldeia de Imbuhy, em Niterói, no dia 19 de novembro de 1889, apenas quatro dias após a Proclamação da República.
A bandeira nacional brasileira está permanentemente hasteada no topo de um mastro especial plantado na Praça dos Três Poderes em Brasília, como símbolo perene da pátria e sob a guarda do povo.
O Hino à Bandeira do Brasil tem letra de Olavo Bilac (1865–1918), música de Francisco Braga (1868–1945) e foi apresentado pela primeira vez em 15 de agosto de 1906.