Notícia

UFF participa do Salão de Leitura de Niterói

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A Editora da Universidade Federal Fluminense estará presente do 1º Salão de Leitura de Niterói, promovendo debates e lançamento de livros, além de apresentar o Museu Interativo de Geometria, projeto desenvolvido pelo Laboratório de Geometria da UFF. O evento, promovido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação Municipal de Educação, reunirá, de 22 a 26 de novembro, escritores, artistas, pesquisadores, bibliotecários, profissionais da educação, livreiros e editoras de todo o país no Colégio Salesiano (Rua Santa Rosa, 207).
Dois debates envolvendo a legislação brasileira prometem agitar o espaço do Encontro com o Autor, marcando o lançamento da revista Estudos Jurídicos 3, publicação do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria-Geral Federal junto à UFF. No dia 23, quinta-feira, às 20h, a advogada Claudete Silva de Araújo Barata fala sobre a Lei do Idoso e suas implicações na sociedade. Na sexta, dia 24, às 18h, será a vez dos procuradores federais Alfredo Mota e Jaqueline Gigante coordenarem mesa redonda sobre Direito Autoral, um dos assuntos mais controversos na área de produção cultural na atualidade.
Logo depois, às 20h, acontecerá o lançamento do 12ª edição da revista Movimento, dedicada à educação das populações negra e indígena do Brasil, tema da palestra dos professores Iolanda de Oliveira e Armando Martins de Barros. No sábado, pesquisadores e alunos do Laboratório de Ensino de Geometria montam na Sala Adelino Magalhães o Museu Interativo, onde professores, pais e alunos são convidados a descobrir, com jogos e brincadeiras, os princípios básicos da matemática e da geometria.
Utilizando materiais alternativos e de baixo custo, os pesquisadores desenvolveram ferramentas valiosas a serem utilizadas pelo professor em sala de aula, tema dos livros Quebra-cabeças geométricos e formas planas, organizado pelos professores Ana Maria Kaleff, Dulce Monteiro Rei e Simone dos Santos Garcia (Eduff, 3ª ed., 85 p., 2005), Vendo e entendendo poliedros, de Ana Maria Kaleff (Eduff, 2ª ed., 209 p., 2003), e O laboratório de ensino de matemática na formação de professores (Ed. Autores Associados, 178p., 2006).
Mais participação da UFF no Salão de Leitura – A UFF apresentará sessões de curta-metragens, durante todos os dias do evento, promovidos pelo Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs) e o Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF). O Programa de Alfabetização e Leitura (Proale) da Faculdade de Educação também participará com minicursos.

Pular para o conteúdo