A Editora da Universidade Federal Fluminense estará presente do 1º Salão de Leitura de Niterói, promovendo debates e lançamento de livros, além de apresentar o Museu Interativo de Geometria, projeto desenvolvido pelo Laboratório de Geometria da UFF. O evento, promovido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação Municipal de Educação, reunirá, de 22 a 26 de novembro, escritores, artistas, pesquisadores, bibliotecários, profissionais da educação, livreiros e editoras de todo o país no Colégio Salesiano (Rua Santa Rosa, 207).
Dois debates envolvendo a legislação brasileira prometem agitar o espaço do Encontro com o Autor, marcando o lançamento da revista Estudos Jurídicos 3, publicação do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria-Geral Federal junto à UFF. No dia 23, quinta-feira, às 20h, a advogada Claudete Silva de Araújo Barata fala sobre a Lei do Idoso e suas implicações na sociedade. Na sexta, dia 24, às 18h, será a vez dos procuradores federais Alfredo Mota e Jaqueline Gigante coordenarem mesa redonda sobre Direito Autoral, um dos assuntos mais controversos na área de produção cultural na atualidade.
Logo depois, às 20h, acontecerá o lançamento do 12ª edição da revista Movimento, dedicada à educação das populações negra e indígena do Brasil, tema da palestra dos professores Iolanda de Oliveira e Armando Martins de Barros. No sábado, pesquisadores e alunos do Laboratório de Ensino de Geometria montam na Sala Adelino Magalhães o Museu Interativo, onde professores, pais e alunos são convidados a descobrir, com jogos e brincadeiras, os princípios básicos da matemática e da geometria.
Utilizando materiais alternativos e de baixo custo, os pesquisadores desenvolveram ferramentas valiosas a serem utilizadas pelo professor em sala de aula, tema dos livros Quebra-cabeças geométricos e formas planas, organizado pelos professores Ana Maria Kaleff, Dulce Monteiro Rei e Simone dos Santos Garcia (Eduff, 3ª ed., 85 p., 2005), Vendo e entendendo poliedros, de Ana Maria Kaleff (Eduff, 2ª ed., 209 p., 2003), e O laboratório de ensino de matemática na formação de professores (Ed. Autores Associados, 178p., 2006).
Mais participação da UFF no Salão de Leitura – A UFF apresentará sessões de curta-metragens, durante todos os dias do evento, promovidos pelo Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs) e o Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF). O Programa de Alfabetização e Leitura (Proale) da Faculdade de Educação também participará com minicursos.