Notícia

Reflexões sobre literatura e cultura latino-americanas em duplo lançamento

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A escritora e pesquisadora chilena Ana Pizarro chega ao Brasil, este mês, para o lançamento de seu mais recente livro, “O sul e os trópicos: ensaios de cultura latino-americana”, no dia 14 de novembro, às 19h, no Instituto de Letras da UFF. Na ocasião, a autora ministrará palestra acerca da obra, publicada originalmente na Espanha, em 2005, na qual mantém-se fiel ao espírito questionador e polêmico presente em seus livros anteriores. O evento conta ainda com o lançamento póstumo de “América Latina: história e ficção”, coletânea de ensaios escritos pelo professor André Trouche. O Instituto de Letras fica na Avenida Visconde do Rio Branco, s/n, Bloco B, no Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói. A entrada é franca.
Sempre dialogando com críticos contemporâneos, como Garcia Canclini e Cornejo Polar, Pizarro aborda em “O sul e os trópicos” questões primordiais acerca do estudo sobre a cultura latino-americana, como a noção de América Latina, as articulações em torno da unidade e da diversidade e as constantes preocupações com uma historiografia literária da e para a América Latina.
Já “América Latina: história e ficção” é o resultado da pesquisa na área de estudos literários da América Latina realizada pelo professor André Trouche, morto no ano passado. O livro privilegia a análise de quatro romances históricos hispano-americanos de distintas épocas. A reflexão, desenvolvida ao longo do ensaio, discute a relação da literatura com a história no projeto criador hispano-americano e define o conceito de “narrativa de extração histórica” e sua pertinência no sistema literário da América Latina.

Pular para o conteúdo