Com o objetivo de discutir as condições ambientais a que o consumo energético está ligado, a UFF e a Eletrobrás ofereceram o Workshop Eficiência Energética em Prédios de Instituições de Ensino Público Superior. No dia 1º de novembro, cerca de 90 pessoas assistiram à apresentação do projeto, componente do Programa de Ecoeficiência da UFF.
Coordenador do programa pela UFF/FEC, o professor da UFF Geraldo Tavares explicou que é importante que os alunos conheçam o projeto, do qual os estudantes podem participar como estagiários, na área de pesquisa e extensão. “Eles também devem conhecer a área de ciências energéticas, que é enorme”, lembrou Tavares.
Os estudantes demonstraram interesse no workshop, comparecendo em peso à apresentação. “Este tipo de trabalho aumenta os nossos conhecimentos sobre a área. Assim, ficamos sabendo melhor como o que estudamos é aplicado na realidade”, avaliou Jefferson Mendonça, que cursa o quinto período de Engenharia Elétrica. O evento também contou com a premiação dos vencedores do concurso “Sua Idéia Vale um Prêmio”, ligado à divulgação do programa.
Movidos pela preocupação com os problemas ambientais causados pelo consumo excessivo de energia, professores criaram o Programa de Ecoeficiência da UFF em 1999. Desde então, o projeto já beneficiou instalações elétricas como as do prédio de Matemática e da Reitoria. O objetivo do trabalho é a redução de até 20% do consumo energético por meio da troca de aparelhos e do estudo das condições elétricas e ambientais.
O Programa de Ecoeficiência da UFF integra o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e conquistou o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia nos anos de 2003 e 2004.