Notícia

Congresso da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências abre inscrições

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O 6º Congresso da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências (RBCE) se realiza nos dias 28, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. Na Universidade Federal Fluminense, as atividades dos dias 28 e 30, como abertura, painéis, conferências, plenárias e coquetel, serão promovidas no Teatro da UFF, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. Haverá ainda programação como fóruns, cursos e pós-congresso na Unilasalle, Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa, Niterói.
Os integrantes da RBCE mantêm permanente a discussão e elaboração de propostas com linhas estratégicas para as urgências no Brasil, com sugestões de políticas de desenvolvimento e capacitação dos trabalhadores das urgências. Além disso, também definem a função hospitalar na organização de triagem, eficiência e gestão clínica dos pacientes; o complexo de regulação do SUS – internações, consultas e exames, assistência e transporte social, concepção arquitetural dos lugares que abrigam as unidades de urgência, dentre outras atividades.
A programação, distribuída nos quatro dias do evento, tem caráter multi e interdisciplinar, envolvendo estudantes e profissionais tanto da área de saúde, como de arquitetura, engenharia e outras. Nos fóruns, as questões de arquitetura e de engenharia dos Serviços de Atenção às Urgências (Samu), considerando as soluções físicas (espacial e ambiental) para otimização e garantia da plena utilização dos serviços (na ocasião, será lançado um concurso nacional denominado Soluções Arquitetônicas para os componentes de Serviços da Política Nacional de Urgências), e a Atenção às Urgências Médicas nas Rodovias são alguns dos temas selecionados.
O último dia do evento está reservado para uma seqüência de cursos como expressão do detalhamento dos conceitos debatidos nos fóruns. A coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgência (Nepur) da UFF, professora Andréia Pereira Escudeiro, vai ministrar o curso sobre organização do manejo de eventos com múltiplas vitimas e desastres e organização da ajuda humanitária, com exercícios.
Serão também oferecidas outras oportunidades de capacitação, como organização de projetos de cidades e comunidades protetoras da vida, dirigido a multiplicadores comunitários para o desenvolvimento de comunidades protetoras da vida, com ordenamento teórico e metodológico e experiências de trabalhos práticos em comunidades; organização e gestão de sistemas regionais de atenção às urgências, com enfoque estratégico promocional, tendo como público-alvo gestores de sistemas municipais de grande porte, regionais e estaduais; curso de metodologia para a formação massiva de primeiros respondentes na comunidade, capazes de prestar primeiros auxílios, de atuar na promoção da segurança e proteção da vida e de utilizar corretamente os serviços de resgate, salvamento e de atendimento móvel às urgências; curso de qualidade na atenção às urgências, elaboração de protocolos clínicos, gestão clínica da qualidade, incorporação de tecnologias.

Pular para o conteúdo