A solenidade de transmissão do cargo de reitor da Universidade Federal Fluminense ao professor Roberto de Souza Salles realizou-se nesta quinta-feira, 23 de novembro, no Cine Arte UFF. Antes da abertura oficial da solenidade, o reitor eleito pelo Conselho Universitário e nomeado pelo Ministro da Educação para quadriênio 2006–2010, recebeu a imprensa em entrevista coletiva e revelou algumas das ações que serão implementadas prioritariamente na sua gestão.
Roberto Salles falou da singularidade do momento que tem um significado de “renovação de idéias e pensamentos”. Destacou o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), que receberá equipamentos, e os servidores treinados capacitados para atuarem em atendimento a queimados, num novo setor a ser criado, principalmente, para atender às especificidades do pólo petroquímico de Itaboraí. O Huap será também preparado para o atendimento de acidentes da construção civil e de contato com produtos químicos.
Para Salles, o maior desafio será inserir a UFF no contexto nacional, já que embora a universidade seja uma das cinco instituições federais de ensino superior (Ifes) em tamanho, está em 11º lugar no ranking quando se trata do quesito excelência. Outra de suas preocupações é a melhoria das condições de trabalho para todos os servidores, incluindo, também, o corpo docente.