Em dez anos de existência, o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Inteligência Artificial e Interação Homem-Máquina da UFF, coordenado pela professora Ana Cristina Bicharra Garcia, do Instituto de Computação, vem construindo um portfólio de pesquisas, teses, projetos e processos em diversas áreas como no setor petrolífero e no mundo Web. Para desenvolver seus projetos, o laboratório tem como colaboradores, no meio acadêmico, o MIT, a PUC-Rio e a Universidade de Stanford, e como seus patrocinadores a Petrobras, o CNPq e a Finep.
O ADDLabs desenvolve pesquisa e tecnologia na área de CAD inteligente, documentação ativa, sistemas multiagentes, interfaces cooperativas, aquisição de conhecimento e raciocínio espacial.
Além de desenvolver pesquisa, o ambiente inovador gerado pelo laboratório tem propiciado a alunos de graduação, mestrado e doutorado obter uma sólida formação acadêmica e profissional.
Construção do Prédio do laboratório ADDLabs
Com o objetivo de conseguir melhores condições de trabalho e maior produtividade, em 2003, o ADDLabs solicitou o auxílio da Petrobras para a construção de um prédio próprio para sediar o seu laboratório. A proposta apresentada pelo Laboratório a Petrobras previa um espaço de cerca de quatrocentos metros quadrados com ambientes destinados a pesquisa em groupware; teste de usabilidade; desenvolvimento de sistemas; sala de estudo para os especialistas da Petrobras; acervo; espaço para pesquisadores e para as reuniões de projeto.
Em julho de 2004, foi assinado o contrato de financiamento pela Petrobras de construção do novo ADDLabs. Após as etapas de desenvolvimento dos projetos de arquitetura e engenharia; e da conclusão do processo de licitação, será lançada, no dia 2 de dezembro de 2005, a pedra fundamental do novo prédio do ADDLabs, que marca o começo de um futuro de projetos inovadores para o laboratório, para a Petrobras e para a Universidade Federal Fluminense.