Notícia

Petrobras financia construção de prédio do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Inteligência Artificial da UFF

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Em dez anos de existência, o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Inteligência Artificial e Interação Homem-Máquina da UFF, coordenado pela professora Ana Cristina Bicharra Garcia, do Instituto de Computação, vem construindo um portfólio de pesquisas, teses, projetos e processos em diversas áreas como no setor petrolífero e no mundo Web. Para desenvolver seus projetos, o laboratório tem como colaboradores, no meio acadêmico, o MIT, a PUC-Rio e a Universidade de Stanford, e como seus patrocinadores a Petrobras, o CNPq e a Finep.
O ADDLabs desenvolve pesquisa e tecnologia na área de CAD inteligente, documentação ativa, sistemas multiagentes, interfaces cooperativas, aquisição de conhecimento e raciocínio espacial.
Além de desenvolver pesquisa, o ambiente inovador gerado pelo laboratório tem propiciado a alunos de graduação, mestrado e doutorado obter uma sólida formação acadêmica e profissional.
Construção do Prédio do laboratório ADDLabs
Com o objetivo de conseguir melhores condições de trabalho e maior produtividade, em 2003, o ADDLabs solicitou o auxílio da Petrobras para a construção de um prédio próprio para sediar o seu laboratório. A proposta apresentada pelo Laboratório a Petrobras previa um espaço de cerca de quatrocentos metros quadrados com ambientes destinados a pesquisa em groupware; teste de usabilidade; desenvolvimento de sistemas; sala de estudo para os especialistas da Petrobras; acervo; espaço para pesquisadores e para as reuniões de projeto.
Em julho de 2004, foi assinado o contrato de financiamento pela Petrobras de construção do novo ADDLabs. Após as etapas de desenvolvimento dos projetos de arquitetura e engenharia; e da conclusão do processo de licitação, será lançada, no dia 2 de dezembro de 2005, a pedra fundamental do novo prédio do ADDLabs, que marca o começo de um futuro de projetos inovadores para o laboratório, para a Petrobras e para a Universidade Federal Fluminense.

Pular para o conteúdo