A Agenda Acadêmica 2005 – Interlatinidades, teve início ontem, 7 de novembro, no Teatro da UFF, com a conferência “O Brasil do quarto mundo: diversidade cultural e identidade na América Pré-colombiana”, proferida pela professora e arqueóloga Márcia Arcuri, da USP.
Arcuri defende a importância de incluir o Brasil nos estudos pré-colombianos e comprova seu argumento, utilizando materiais da mostra Por Ti América, que está em exposição no Centro Cultural do Banco do Brasil até o dia 26 de janeiro. O conceito de quarto mundo, segundo Arcuri, diz respeito à América Indígena.
Com a mostra, enfatiza Arcuri, o público vai poder entrar em contato com um conhecimento milenar que começou a se perder com a chegada dos europeus ao continente e só pôde ser compreendido nos dias de hoje com o avanço das tecnologias de pesquisa e a interdisciplinaridade entre antropologia, arqueologia, sociologia e a química.
Antes da conferência, a apresentação do Coral de Crianças e Jovens da professora Agnes Moço emocionou todo o público.
A abertura da Agenda Acadêmica contou com a presença do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, secretário-geral das Relações Exteriores, e de diversas autoridades da universidade, entre elas o reitor Cícero Mauro Fialho Rodrigues, o vice-reitor Antonio José Peçanha, o pró-reitor de extensão e coordenador-geral do evento Luiz Andrade.