No 2° Seminário de Inovações Pedagógicas da UFF, realizado ontem, dia 8, no Campus do Gragoatá, o público teve a oportunidade conhecer trabalhos formulados por professores da universidade e baseados na busca e criação de novas formas de ensino através das novas tecnologias.
Sob a orientação da Pró-reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proac), o seminário contou com a participação dos professores Wanderley Moura Rezende e Ana Isabel Spinola Diasi, do Departamento de Matemática, e Luciana Tricai Cavallini, do Departamento de Saúde da Comunidade, além da professora Rosângela Lopes Lima, do Departamento de Ciências da Computação e mediadora da mesa.
Expressando a preocupação no aprimoramento das relações entre alunos, professores e o saber, Ana Isabel falou sobre as inovações que ocorreram ao longo dos anos, como o uso de máquinas calculadoras em salas de aula no ano de 1965.
Constatando que “a partir das técnicas digitais, tentamos formar ambientes informatizados de aprendizagem, e assim ampliamos as possibilidades de produzir, divulgar e compartilhar conhecimento”, a professora também apresentou o site interativo criado durante o curso para as aulas de Álgebra Linear 1, e que contém testes online, aplicações de algebra linear, resumo dos conteúdos dados em sala de aulas, entre outras coisas. Concluiu sua participação afirmando que “o produto deste curso não foram os sites, mas nós todos”.
Confira o site no link www.uff.br/algebralinear.
Na apresentação do projeto de sua autoria, um site sobre epidemiologia, a professora Luciana Cavallini ressaltou a importância da educação à distância no Brasil como forma de atingir a todos nesse país de tamanho continental, além de chamar a atenção para inexpressiva exploração de recursos eletrônicos pela área de saúde no Brasil.