Notícia

Gilson Cantarino, secretário de saúde do estado do Rio de Janeiro é homenageado na solenidade comemorativa dos 80 anos da Faculdade de Medicina e abertura da 28ª Semana Científica da UFF

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A abertura Semana Científica da UFF 2005, na sua 28ª edição, foi realizada na tônica da memória, da emoção e do reconhecimento. No foco da cerimônia a comemoração dos 80 anos da Faculdade de Medicina, e as homenagens aos seus fundadores e àqueles que contribuíram e contribuem para difundir e consolidar a excelência dos cursos de graduação e pós-graduação em Medicina da UFF.
O prof. Gilson Cantarino recebeu duas medalhas de honra ao mérito: uma como ex-aluno de Medicina da UFF, e outra destinada ao seu pai, Dr. Helio Vieira da Costa O’Dwyer.
Num total de 98 homenagens, foram, também, laureados a profª Rosana Nobre Machado Bittencourt Pires, que conduziu na UFF, durante dez anos, o processo de elaboração, implantação e adequação do novo currículo às necessidades do sistema de saúde do país e cuja principal mudança foi a criação do Programa Prático Conceitual, que realiza atendimento assistencial em unidades de saúde, e que já foi considerada, pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) a melhor proposta das Américas; e os professores Tyco-Otilio Machado, Antônio Pedro Pimentel e Antônio de Barros Terra, fundadores da Faculdade de Medicina da UFF (in memorian), entre outros.
O Teatro da UFF lotado foi o palco da confraternização, que reuniu professores, alunos, ex-diretores, ex- reitores e autoridades, entre elas: Dr. D’Angelo Pinto, secretário municipal de saúde, representando o prefeito da cidade Godofredo Pinto; prof. Luis Antonio Santini Rodrigues da Silva, representando o Ministro da Saúde e ex-alunos; prof. Waldeck Carneiro da Silva, secretário municipal de Educação; Dr. Glauco Barbieri, presidente da Associação Médica Fluminense; Dr. Jorge Darze, presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro; o secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, entre outros.
Um vídeo, produzido pelo Instituto de Comunicação Social da UFF, apresentado no início da cerimônia, resumiu, em imagens e depoimentos, a história da Faculdade, num relato pontuado pela emoção daqueles que foram protagonistas, testemunhas e agentes da criação da Faculdade de Medicina da UFF, em 1925.
O prof. Silvio Eduardo Gomes, diretor da Faculdade de Medicina da UFF desde 2003, definiu a cerimônia como ‘festa iluminada’, numa alusão à música de autoria do compositor Gomes Filho, ex-aluno de Medicina da UFF. No seu pronunciamento, o prof. Silvio reiterou o apelo às autoridades competentes pela obtenção de uma sede própria e exclusiva, numa ação de resgate da identidade e auto-estima de uma das unidades acadêmicas mais antigas da UFF.

Pular para o conteúdo