Notícia

Capitalismo e questões sociais serão discutidos em seminário latino-americano de Serviço Social

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A Escola de Serviço Social comemora seus 60 anos de existência sediando o Seminário Latino-Americano e Caribenho sobre Questão Social, Políticas Públicas e Formação Profissional em Serviço Social, de 30 de novembro a 3 de dezembro, como parte do Programa Interlatinidades UFF 2005.
O seminário é uma realização da Escola de Serviço Social da UFF em parceria com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e com a Junta de Refundação da Alaets – Asociación Latino Americana de Escuelas de Trabajo Social, que tem o apoio de escolas de serviço social brasileiras, latino-americanas e caribenhas.
Segundo seus organizadores, o evento surge da necessidade de construção um espaço permanente de articulação e discussão entre escolas, instituições e movimentos sociais que permitam o desenvolvimento de ações conjuntas no que diz respeito às identidades de formação frente as distintas situações curriculares, a avaliação das práticas, as inovações e as perspectivas de construção de conhecimentos e de produção de pesquisas e expansão dos cursos de pós-graduação.
Entre os objetivos, promover a reflexão conjunta sobre os desafios comuns postos no enfrentamento da questão social; possibilitar o intercâmbio das diversas experiências do Serviço Social latino-americano e caribenho e contribuir para o processo de (re)articulação da categoria profissional e das instituições de Serviço Social do continente.
O seminário reúne profissionais do Paraguai, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Caribe e Panamá em debates, palestras e mesas-redondas em torno da discussão de temas como: formação profissional em serviço social na América Latina e Caribe; capitalismo contemporâneo, questão social e os desafios latino-americanos; lutas sociais e tendências da política social na América Latina, entre outros.

Pular para o conteúdo